الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
sexta-feira, 7 de outubro de 2022
 
 
 
As Sessões

Os trabalhos da 1a sessão comum do Conselho Real consultivo dos Negócios sarianos (CORCAS), pelo ano 2007, abriram-se terça-feira a Rabat, sob a presidência do Presidente do Conselho Real, em conformidade com as instruções da SM o Rei Mohammed VI.. 

        



Os trabalhos desta sessão de dois dias serão centrados nomeadamente sobre "a pesca marítima ao serviço do desenvolvimento das províncias do Sul e o emprego dos jovens a nível da pesca artesanal".

Intervindo para a abertura destes trabalhos, o Presidente afirmou que SM o Rei Mohammed VI tivesse aprovado a ordem de trabalhos desta sessão cujo comportamento estava previsto inicialmente os dias 29 e 30 de Março passado, mas era adiado para a sua coincidência com a celebração de Aïd Al Maoulid Annabaoui.

O conselho examinará nomeadamente um projecto de proposta sujeito SM o Rei Mohammed VI relativo ao emprego dos jovens da região no sector da pesca artesanal, acrescentou o Presidente do Conselho.

Seguidamente, o ministro da agricultura, o desenvolvimento rural e a pesca marítima, o Sr. Mohand Laenser, apresentou uma exposição sobre a pesca marítima ao serviço do desenvolvimento das províncias do Sul e o emprego dos jovens da região a nível da pesca artesanal, no qual forneceu dados e indicadores sobre este sector vital a níveis regional e internacional.

O Sr. Laenser sublinhou que o seu departamento iniciou reformas e instaurou as estruturas de organização para tornar mais transparente e mais credível a gestão deste sector, nomeadamente através da exploração racional e vigilante que favorece a preservação dos recursos haliêuticos, a valorização dos produtos da pesca e a constituição de importantes reservas.

A cerimónia de abertura desta sessão desenrolou-se nomeadamente na presença dos Srs. Chakib Benmoussa, ministro do Interior, e Ahmed Hajji, Director Geral da Agência de promoção das províncias do Sul.

O CORCAS tinha tido a sua segunda sessão comum pelo abrigo do ano 2006 no dia 20 e 21 de Dezembro passado, que tinha sido consagrado ao exame do sector do habitat nas províncias do Sul do Reino.

Fonte: MAP

Actualidade relativa à questão do saara ocidental/Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2022