الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
25 de maio de 2024
 
 
 
Actividades Internacionais

A delegação parlamentar do Senado uruguaio tomou conhecimento, ontem, quarta-feira, do dinamismo desenvolvimentista que conhece a região de Laayoune-Sakia El Hamra em diferentes campos.



Assim, os membros da delegação, chefiada pelo vice-presidente do Conselho e presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Uruguaio-Marrocos, Jorge Gandini saudou os esforços realizados em termos do fortalecimento da infraestrutura básica da região, além das medidas tomadas pelo Estado para dar um novo impulso ao desenvolvimento no quadro do novo modelo de desenvolvimento das províncias do Sul, Lançado por Sua Majestade o Rei Mohammed VI em 2015.

Esta visita permitiu aos senadores uruguaios, pertencentes a várias sensibilidades políticas, conhecer em primeira mão o desenvolvimento excepcional das regiões austrais do Reino e do clima de segurança, de tranquilidade e estabilidade que reina na região, bem como o papel dos conselhos eleitos na gestão dos assuntos locais.

O vice-presidente do Senado, Jorge Gandini confirmou num comunicado junto à imprensa, que esta visita permitiu à comitiva parlamentar conhecer de perto a situação da região e constatar o nível de desenvolvimento em todos os sectores.

O Senhor Gandini, Presidente também do Grupo Parlamentar de Amizade Uruguaio-Marroquino revelou a intenção da delegação de transmitir ao governo e parlamento de seu país o que  está sendo desenvolvido na região em muitos setores socioeconômicos.

Por sua vez, Nunez Nancy Soler, vice-presidente do Comitê Responsável pelas Relações Internacionais do Parlamento uruguaio considerou que esta visita vai permitir aos membros da delegação tomar muitas decisões decidir em primeira mão sobre os grandes projetos, lançados pelo Marrocos na região, os quais deixaram os membros da delegação “impressionados dado o nível da qualidade destes grandes projetos”.

A Senhora Nunez saudou a presença ilustre das mulheres no tecido económico e social da região, bem como com a importância das autoridades locais, atribuindo-as à melhoria das condições de vida deste grupo na sociedade.

Por sua vez, o chefe do Grupo Parlamentar de Amizade Marrocos-Uruguai, Ahmed Lakhreef, por sua vez disse que a visita da delegação do Senado uruguaio ao Marrocos constitui uma oportunidade para tomar nota das conquistas na região, graças à alta atenção dispensada por Sua Majestade Rei Mohammed VI a estas províncias do sul do Reino, considerando tal visita desta delegação uma ocasião para tomar nota  diretamente do clima de segurança e estabilidade, prevalentes nestas regiões do reino.

O Sr. Lakhreef anotou que esta visita vai permitir aos membros da delegação conhecer de perto ainda a realidade da região, refutando as denúncias e mentiras difundidas pelos inimigos da integridade territorial na América Latina em geral e Uruguai em particular.

Destacando a importância desta visita, que se insere na dinâmica das relações bilaterais, após um intervalo de muitos anos, do reconhecimento por parte do Uruguai da "república fantasma" em 2005, uma vez que a última visita do Presidente da Câmara dos senadores do Uruguai, junho passado, tem sido aberta uma nova página a essas relações.

Acrescentando que o Marrocos é considerado como membro observador no Parlamento da América Latina e Caribe (Parlatino), no Parlamento da América Central (Parlasin), bem como no Parlamento Andino, traduzindo essa forte presença do Reino, enquadrado no marco  processo de fortalecimento da cooperação Sul-Sul e abertura sobre a região latino-americana.

Nesta ocasião, a delegação parlamentar uruguaia visitou alguns grandes projetos, visando a tomar conhecimento da qualidade da infraestrutura educacional, esportiva, social e econômica, enquadrada no modelo de desenvolvimento das regiões do sul do Reino, e da estratégia dos estádios de proximidade, da biblioteca municipal e do clube feminino.

A delegação parlamentar uruguaia manteve no início do dia, reuniões com o Wali da região de Laayoune-Sakia El Hamra, do governador da região de Laayoune, Abdeslam Bakrat, bem como do Presidente do Conselho Colegiado de Laayoune, Moulay Hamdi Ould Errachid, com o qual discutiu os recentes desenvolvimentos da questão nacional e da importância do plano de autonomia, apresentado pelo Marrocos com o objetivo de pôr fim ao conflito artificial sobre o Saara marroquino, tendo em conta o desenvolvimento da região em vários campos.

A delegação parlamentar uruguaia incluiu, além do senhor Jorge Gandini, os vice-presidentes do Grupo de Amizade Uruguai-Marrocos, os senhores Coutinho German e Varela Carlos, e os membros do grupo Lozano Raul, Nunez Nancy, Vieira Picolas, Gallo Luis, Álvaro Viviano, Posada Ivan e Pena Daniel.

Tal delegação parlamentar uruguaia, em visita de trabalho a Marrocos de 19 a 24 deste mês de fevereiro, com uma grande agenda de encontros,  anteriormente foi com o presidente da Câmara dos Deputados, Rachid Talbi Alami,  presidente do Conselho de Assessores, Al-Na'am Mayara , além do Presidente do Conselho Consultivo Real para Assuntos do Saara (CORCAS), Khalihenna Ould Errachid.

Os membros da delegação participaram ainda nos trabalhos da sétima sessão do Fórum Parlamentar Internacional sobre a Justiça Social, realizado, terça-feira passada, em Rabat, por iniciativa do Conselho de Conselheiros, e em parceria com o Conselho Econômico, Social e Ambiental, cujo tema “Capital Humano: Uma Alavanca Fundamental para a Justiça Social”.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2024