الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
22 de maio de 2024
 
 
 
Actividades Internacionais

O Sr a Ahmed Al-Khorayef sauda a posição firme da República da Guatemala em relação à questão da integridade territorial e apoio ao plano de autonomia sob a soberania marroquina




O Representante Permanente da Câmara dos senadores junto ao Parlamento Centro-Americano e o membro do Conselheiro Real consultivo dos Assuntos saarauis, Ahmed Al-Khorayef, declarou durante a sua visita à República da Guatemala, terça-feira passada, participando nos trabalhos da sessão do Parlamento Centro-Americano, referente à cooperação parlamentar e fortalecimento das distintas relações entre os dois países.

O comunicado da Câmara dos senadores sublinhou que o Sr. Al-Khorayef, durante as conversas com a Vice-Ministra das Relações Exteriores da Guatemala, Ava Atzum Arevalo, exprimiu o orgulho de todos os componentes do parlamento marroquino devido ao distinto dinamismo das relações bilaterais entre o Reino de Marrocos e República da Guatemala, destacando que o ano de 2021, no quadro da celebração do 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, cuja força dos laços históricos une os dois países, hoje são aliados estratégicos em todos os níveis.

O Sr. Al-Khorayef, durante o encontro com o Embaixador de Sua Majestade o Rei na República da Guatemala, Tarek Al-Logri, apontando o papel positivo, desempenhado pela Vice-Ministra das Relações Exteriores, consolidando as relações junto ao Parlamento marroquino, durante o seu mandato no Parlamento Centro-Americano, sendo uma visita importante do Presidente da Câmara de conselheiros, Al-Neam Mayara, à República da Guatemala no mês de fevereiro passado, culminando com a recepção do Presidente da República da Guatemala, Alejandro Giamatti.

O responsável parlamentar acrescentou o comunicado, em relação às conversas com responsáveis do governo e parlamentares da República da Guatemala, anotando que os responsáveis dos guatemaltecos mantendo os grandes interesses no sentido de fortalecer as relações com o Reino de Marrocos, com base nas conversações para com o Ministro das Relações Exteriores, Mario Bocaro, e os membros do Bureau Executivo do Congresso da República da Guatemala, sob a presidência da Sra. Shirley Juana Rivera.

No mesmo contexto, o representante do Conselho dos conselheiros sublinhando que tal abordagem adotada pelo parlamento marroquino no estreitamento das relações com os parlamentos nacionais e as federações locais e regionais da região latino-americana vai ao encontro da opção estratégica do Reino, potencializando as relações sul-sul, de cooperação que o Marrocos mantém graças a profundidade africana e a importância atribuída por Sua Majestade o Rei Mohammed VI para o desenvolvimento do continente africano em paralelo com a política externa do Reino no reforço da cooperação Sul-Sul, cuja opção patrocinada e liderada por Sua Majestade o Rei.

Durante esta reunião, o Sr. Al-Khorayef saudou a posição firme da República da Guatemala em relação à questão da integridade territorial e apoio ao plano de autonomia, sob a soberania marroquina como única solução capaz de acabar com a disputa regional sobre o Saara marroquino, considerando a “posição como um passo histórico objeto de abertura de um consulado na cidade de Dakhla, passo que veio para consolidar o teor do comunicado assinado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros,  da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no Estrangeiro, Nasser Bourita, com seu homólogo guatemalteco, setembro passado em Nova York.

Por sua vez, a Vice-Ministra de Relações Exteriores considerou por outro lado que os governantes e parlamentares da República da Guatemala saudaram a relação fraterna do Reino de Marrocos, como um modelo pioneiro de segurança, de estabilidade e reforma política e institucional no âmbito regional sob a sábia liderança de Sua Majestade o Rei Mohammed VI.

A Sra. Atzoum Arevalo aproveitou esta ocasião saudando os projetos estruturantes e estratégicos nas províncias do sul do Reino de Marrocos, o que foi anotado de perto durante a sua visita à cidade de Dakhla, dezembro passado, tornando o Marrocos como um modelo para todos os países do sul.

Sobre a abertura de um Consulado-Geral por parte de seu país na cidade marroquina de Dakhla, a Sra. Atzum Arevalo sublinhou que esta decisão vai ao encontro da clara posição da República da Guatemala relativamente ao diferendo regional sobre o Saara marroquino, apontando o plano de autonomia como solução deste diferendo sob a soberania marroquina.

Confirmando ainda, conforme o comunicado, que a abertura deste consulado constitui um alicerce adicional no caminho da elevação das relações económicas e das trocas comerciais ao nível das relações políticas existentes entre os dois países, dando a importância estratégica ao estabelecimento do porto de Dakhla, em termos de oportunidades e relações com os países latino-americanos, a título da República da Guatemala, na sua profundidade africana.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas


 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2024