الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
sábado, 28 de janeiro de 2023
 
 
 
Actividades Internacionais

Ahmed Lakhrif, um membro do Conselho Real Consultivo para os Assuntos Sarianos (CORCAS), parte de uma delegação de representantes eleitos das províncias do sul do Reino de Marrocos,  participa nas negociações, terça-feira em Oslo, com os responsáveis do Ministério de Relações Exteriores e no parlamento norueguês, tratando dos últimos desenvolvimentos da questão do Saara marroquino.



Durante estes encontros, contando com a presença do embaixador de Marrocos na Noruega, Lamia Radi, a delegação marroquina apresentou o plano de autonomia proposto pelo Reino que visa chegar a uma solução política, definitiva para o conflito artificial sobre o Saara marroquino, destacando  ainda os diferentes aspectos do desenvolvimento iniciado nas províncias do sul.

 

Em uma declaração junto à MAP, no final dessas conversações, o presidente do Conselho Regional de Dakhla Oued Ed-Dahab, El Yanja Khattat descreveu estes encontros de "frutífero e positivos", anotando que estes permitem aos "responsáveis  noruegueses, que acompanharam nossos comentários, descobrindo certas realidades e ter uma idéia clara sobre o processo".

 

"Temos apresentado informações específicas, sobre os diferentes aspectos do desenvolvimento de nossas regiões do sul", sublinhou El Khattat, que lidera esta delegação, acrescentando ainda que "foi exposto a iniciativa marroquina que visa «uma solução duradoura, racional e mutuamente compartilhada entre as diferentes partes, a saber o plano de autonomia, considerada como uma solução positiva».

 

Segundo ele, foi  também questão de discutir  sobre as formas de desenvolver as relações bilaterais e discutir o papel do Marrocos  desempenhado na região do Magrebe em termos de segurança e de estabilidade, e graças também ao processo de desenvolvimento, lançado por iniciativa da sua majestade o rei Mohammed VI.

 

A visita desta importante delegação representando as províncias do sul, a ser seguida por outras visitas à Islândia, Suécia, Alemanha e Irlanda, veio num "contexto agudo" em torno da questão da integridade territorial do Reino, marcada, nomeadamente, pela realização da segunda rodada de negociações em Genebra e do contexto da demissão do enviado do Secretário-Geral da ONU para o Saara, Horst Köhler, tem indicado por sua vez, Ahmed Lakhrif secretário também Secretário da Câmara de Conselheiros e ex-Secretária de Estado junto aos Ministério de Negócios Estrangeiros e Cooperação.

 

Assegurando ainda que estes encontros permitiram abordar os últimos desenvolvimentos da questão do Saara marroquino, bem como discutir as formas de desenvolver as relações bilaterais entre Marrocos e a Noruega em diferentes domínios, incluindo: a econômico, o político, o social e o cultural, conscientes do importante papel que desempenham os parlamentos na tomada de decisões dos países escandinavos.

 

"Temos Corrigido algumas mistificações, com provas de apoio, especialmente no que diz respeito à representatividade, já que somos os verdadeiros representantes dos habitantes do Saara marroquino, de fato somos a maioria", afirmou ele. "80% dos sarauís se encontram nas províncias do sul, e não de outro lado".

 

Além disso, acrescentou ele, "temos colocado na frente a riqueza da qual beneficia as populações da região e o modelo de desenvolvimento das províncias do sul, anunciado pelo Soberano, orgulho para o Marrocos", considerando que o plano de autonomia é "a única solução" para uma saída pacífica deste conflito artificial,  interesse do povo sarauí.

 

Além de Sr. El Khattat e Lakhrif, a delegação marroquina inclui também, Mohamed Razma, presidente da Comissão dos Assuntos Externos,  das fronteiras e da defesa nacional na Câmara de Conselheiros, Fátima Seida, 2º Vice-Presidente do Conselho Regional de Laayoune Sakia-Al Hamra e Mrabih Rabou Shaibata, membro do Conselho Provincial de Tarfaya.

 

A delegação reuniu-se com Michael Tetzschner, vice-presidente da Comissão Permanente de Assuntos Exteriores e Defesa do Parlamento norueguês, Ingjerd Schou, deputado norueguês e membro do comitê, e Vebjorn dysvik, Director-Geral Adjunto do Departamento de Assuntos Regionais no Ministério dos Negócios Estrangeiros norueguês.

 

Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2023