الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
sexta-feira, 7 de outubro de 2022
 
 
 
Actividades Internacionais

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes da República da Colômbia expressou, segunda-feira em Rabat, o apoio deste país latino-americano a favor da integridade territorial de Marrocos e da proposta de autonomia para o Saara marroquino.



Lembrando a adoção pelo Congresso colombiano de uma resolução expressando seu pleno apoio à soberania e a favor da integridade territorial de Marrocos, Blanco Alvarez German Alcides, membro da Câmara de Representantes da República da Colômbia declarou também que o Reino de Marrocos constitui um aliado estratégico da Colômbia.

 

"Temos firmado nos últimos meses no congresso Colombiano as resoluções a favor da integridade territorial do Reino de Marrocos", sublinhou ele, na margem das conversações entre uma delegação parlamentar colombiana liderada pelo Presidente da Comissão, Anatolio Hernandez Lozano e o Secretário de Estado junto ao Ministro de Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Mounia Boucetta.

 

"O apoio e o respeito a integridade territorial de um estado amigo é um mínimo que podemos fazer ao lado de um aliado estratégico", anotou ele.

 

Por sua vez, o Sr. Hernandez Lozano expressou, "em nome do Presidente da República e do Parlamento da Colombia," seu apoio incondicional ao Marrocos, expressando sua gratidão para com o Reino pela contribuição para o desenvolvimento e a paz na Colômbia, e notadamente em relação ao seu Majestade  o Rei Mohammed VI.

 

Os laços de amizade com o Marrocos, "o único país que abre as portas da África para a Colômbia",  o que deve reforçar ainda mais em benefício do desenvolvimento das duas partes, através de novos acordos de cooperação, concluiu ele.

 

Por sua vez, a Sra. Boucetta ressaltou a grande importância dada por Marrocos ao desenvolvimento de suas relações com a América Latina e a parceria Sul-Sul, de acordo com as Diretrizes reais.

 

Ele tem, a este respeito, destacou a qualidade dos laços entre o Reino e a República da Colômbia, que comemoram o 40º aniversário de suas relações diplomáticas, informando que a reunião com os representantes do Parlamento da Colômbia foi muito útil e notadamente para enfatizar sobre a importância da parceria Marrocos-Colômbia.

 

A reunião constitui, também, um momento oportuno para destacar o apoio do qual beneficia o Marrocos por parte do Parlamento colombiano, tendo tomado no ano passado importantes decisões a favor da integridade territorial do Reino e a proposta de autonomia para o Saara marroquino, sublinhou Sr Boucette, expressando a vontade de desenvolver a cooperação bilateral com este país e estendê-la para outras áreas, incluindo setores econômicos, industriais, turisticos e culturais.

 

Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2022