الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
segunda-feira, 23 de maio de 2022
 
 
 
Actividades Internacionais

Os líderes separatistas fazem da miséria das populações detidas nos campos de Tindouf, na Argélia, um verdadeiro fundo de comércio, disse sexta-feira em Genebra o universitário, membro do Conselho Real Consultivo para os Assuntos Sarianos (CORCAS) e ator associativo sarauí, Lahcen Mahraoui.



Expressando perante o Conselho de Direitos Humanos em sessão plenária sobre os "mecanismos de proteção dos direitos" Sr. Mahraoui lamentou que os responsáveis do Polisario se enriquecem desde muito anos do desvio da ajuda internacional, destinada ás famílias de acampamentos.

Ele citou o último relatório do Escritório Europeu de Luta Antifraude (OLAF) que acusa claramente a liderança dos separatistas e responsáveis argelinos do desvio "maciço e organizado de ajuda humanitária."

Neste contexto, o ator associativo baseado em Paris tem chamado o órgão da ONU para fazer todo o possível para acabar com a tragédia humana sofrida pelo saharaui em acampamentos improvisados, ​​localizados no sudeste da Argélia.

Sr. Mahraoui não deixou de mencionar os progressos realizados no Saara marroquino desde a sua recuperação pelo Reino há quarenta anos. "Neste vasto território sarauí e  abandonado, tem precisado construir tudo para superar os desafios ambientais", recordou ele, anotando que Marrocos tem implementado programas e recursos de emergência colossal para acabar com o atraso que afecta a região em termos de desenvolvimento. Todos os indicadores de desenvolvimento territorial e humano confirmam agora esses estão entre as mais altos do Reino, explicou ele.

No aspecto da governação, foram cerca de 3.000 sarauís eleitos que representam o povo das províncias do sul em diferentes conselhos e assembleias a nível local, regional e nacional, precisou o ativista.

Por outro parte ele afirmou ainda que os sarauís desfrutam de todos os seus direitos num clima de paz e segurança, conforme o trabalho do Conselho Nacional dos Direitos Humanos que é constantemente elogiado pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

 

Notícias sobre o saara ocidental/Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2022