الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
segunda-feira, 23 de maio de 2022
 
 
 
Actividades Internacionais

Os representantes do Conselho Real Consultivo para os Assuntos Saranianos participaram  segunda-feira em Genebra no ámbito de uma delegação marroquina na vigésima nona sessão do Conselho de Direitos Humanos, em um seminário organizado à margem dos trablhos da sessão da Organização ocaproce internacional (OCAPROCE INTERNATIONAL), responsável pela comunicação em África e promoção da cooperação econômica internacional.


Sra Saadani Maouelainin, membro do Conselho e ativista nas questões das mulheres, contribuiu no seminário cujo tema intitulado " que  papel para as mulheres no domínio dos direitos culturais depois de 2015" ao lado dos representantes de organizações não-governamentais que participaram nesta sessão.

Em seu discurso, Sra Saadani baseou-se  sobre o papel das mulheres em geral, e da mulher sarauí em particular na vida social, e, em relação ao seu papel e no sentido de preservar seu património cultural e fortalecê-lo.

A representante do conselho destacou por outro lado, os esforços capazes de  promover o património cultural Hassani e preservá-lo, nomeadamente através  do seu estatuto como um componente essencial da identidade marroquina, tal como foi estipulado na constituição marroquina, chamando atenção sobre a iniciativa marroquina de autonomia que concedeu um lugar importante para os componentes da cultura Hassani.

Bem como Sra Saadani não deixou nesta ocasião denunciar a situação deplorável das mulheres e da população em geral dos campos de Tindouf, no que diz respeito aos direitos culturais.

O seminário conheceu muitas intervenções dos representantes de universidades e instituições de pesquisa e organizações não-governamentais sobre o tema do papel das mulheres nos direitos culturais.

- Notícias relativa ao Saara Ocidental / CORCAS -

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2022