الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
23 de maio de 2024
 
 
 
Actividades Nacionais

O Sr. Khalihenna Ould Errachid, Presidente do Real Conselho Consultivo para os Assuntos do Saara mantém-se, nesta segunda-feira pela tarde, na sede do Conselho em Rabat, com uma importante delegação do Senado chileno, liderada pelo Presidente da Comissão de Relações Exteriores, Sr. Francisco Chahuan, no âmbito de uma visita oficial ao Reino de 21 a 27 deste mês de Junho corrente.



Tal encontro do Presidente do Conselho com seus convidados chilenos trataram da história da questão do Saara, seus desdobramentos no âmbito das Nações Unidas e o dinamismo que conheceu a iniciativa marroquina de autonomia, como saída do diferendo regional.

Neste contexto, o Sr. Khalihenna referiu-se às fases de desenvolvimento do plano de autonomia saudado graças  às consultas da população local na região do Saara sobre os diferentes projectos de autonomia como foi conhecido no mundo.

O Sr. Khalihenna aproveitou esta ocasião para tratar do projecto de plano de autonomia saudado em todas as resoluções do Conselho de Segurança, desde que o Reino o apresentou ao Conselho de Segurança em 2007, cujas resoluções apontam a sua seriedade, qualificando-o de confiável.

Num comunicado junto à imprensa após o encontro, o Sr. Francisco Chahuan sublinhou que o plano de autonomia sob a soberania de Marrocos constitui a única base realista contra o conflito artificial do Saara marroquino. Mantendo o apoio do Senado chileno à integridade territorial do Reino de Marrocos.

Tal reunião contou com a presença do Secretário-Geral do Conselho, Dr. Maoualeine Benkhalihnna Maoualaine, além do membro do Conselho, Sr. Ahmed Lakhreef, Assessor da Câmara dos Conselheiros.

- Notícias relacionadas com o arquivo do Saara Ocidental / CORCAS

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2024