الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
25 de maio de 2024
 
 
 
Actividades Nacionais

O Sr. Khalihenna Ould Errachid, Presidente do Conselho Real Consultivo para os Assuntos Sanarianos, mantém-se nesta terça-feira, na sede do Conselho em Rabat, o Sr. Harald Trosch, deputado e membro do Comité de Política Externa do Conselho Nacional Austríaco, no quadro da uma visita de trabalho a Marrocos de 04 a 15 de junho.



Durante o encontro com o parlamentar austríaco, o Presidente do Conselho tratou sobre os últimos desdobramentos do processo do Saara marroquino à luz da iniciativa marroquina, concedida como uma ampla autonomia ao Saara sob a soberania marroquino.

Neste contexto, o Sr. Khalihenna Ould Errachid destacou a importância desta iniciativa, cujo texto foi elaborado pelos sarauís, através do Conselho real Consultivo para os Assuntos Saarianos, recordando que desde que o Reino a apresentou às Nações Unidas em 2007, tem sido considerada pelo Conselho de Segurança como uma iniciativa séria e credível e apoiada repetidamente nas decisões relativas à questão do Saara.

O Sr. Khalihenna referiu-se também ao crescente apoio da qual goza a iniciativa da autonomia marroquina para a região do Saara, quase unanimemente apoiada pela comunidade internacional. Sendo considerada a única base realista para uma solução política da disputa artificial sobre o Saara marroquino.

Por seu lado, o deputado austríaco indicou, numa declaraçao imprensa após o encontro, que os planos de autonomia constituem a solução política, permitindo uma saída  respondendo às aspirações da população local quanto à gestão dos assuntos locais.

Assim, o plano de autonomia marroquina descrito como sério, segundo o deputado, é a melhor solução para preservar a integridade territorial de Marrocos, que é “o único país estável da região”, cuja solução atende ao mesmo tempo às exigências do direito internacional e as aspirações da população local.

Participaram neste encontro, o Secretário-Geral do Conselho, Dr. Maouelainin Ben Khallihenna Maouelainin, e o membro do Conselho, Moulay Ahmed Mghizelat,.

- Notícias sobre  o Saara Ocidental / CORCAS

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2024