الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
20 de junho de 2024
 
 
 
Actividades Nacionais

Sr. Khalihenna Ould Errachid, Presidente do Real Conselho Consultivo para os Assuntos Saarianos mantêm-se, quarta-feira passada, na sede do Conselho em Rabat, com uma importante delegação do Parlamento Andino, chefiada pelo Presidente do Parlamento andino, Sr. Fidel Espinosa Sandoval.



O Parlamento Andino realizou a sua sessão ordinária na cidade de Laayoune, 4 de julho, sendo o primeiro evento do gênero a ser organizado fora dos Estados membros desta organização regional.

Este encontro contou com a presença do Secretário-Geral do Conselho, Dr. Maoulainane Benkhlihana Maoulainene, perante o qual o Presidente do Conselho tem debatido com seus convidados os últimos desdobramentos da questão do Saara.

O Sr. Khalihenna tem destacado sobre a importância da solução marroquina, referente ao conflito artificial do Saara, tendo em vista a concessão de autonomia aos sarauís, os quais tem definido seu conteúdo, através dos representantes do Conselho, cujo Reino tem submetido este projecto às Nações Unidas em 2007, como uma iniciativa corajosa e justa, face ao impasse ligado ao cessar – fogo, desde 1991.

Esta iniciativa conta atualmente com o apoio quase unânime da comunidade internacional, sendo que nos últimos meses o dossiê saraui conheceu uma verdadeira onda de atitudes positivas dos Estados membros das Nações Unidas.

Cabe destacar que o Parlamento marroquino e o Parlamento Andino assinaram em julho de 2018 na sede da Câmara dos Conselheiros um memorando de entendimento, visando estabelecer canais de comunicação e interação parlamentar por meio da troca de visitas, experiências, informações e documentos.

Na margem deste memorando, o parlamento marroquino obteve o estatuto de parceiro avançado desta organização parlamentar, criada em 1979, com o objetivo de coordenar a legislação e acelerar a integração entre seus estados membros, nomeadamente Bolívia, Chile, Equador, Colômbia e Peru.

 

- Notícias sobre o arquivo do Saara Ocidental / Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2024