الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
20 de junho de 2024
 
 
 
Discursos Reais

A "Espanha considera a iniciativa marroquina de autonomia como uma base mais séria, realista e credível, capaz de resolver o diferendo" relativo ao Saara marroquino.

Num comunicado publicado, nesta sexta-feira, pela Agência de imprensa do Maghreb Arab (MAP), o Gabinete Real informou que sua Majestade o Rei Mohammed VI, tem recebido uma carta, enviada pelo Primeiro-Ministro do Governo espanhol, Pedro Sanchez.



Eis o texto do comunicado do Gabinete Real:

 A "Espanha considera a iniciativa marroquina de autonomia como a base mais séria, realista e credível, capaz de resolver o diferendo" relativo ao Saara marroquino.

 Através da carta recebida por Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, o Primeiro-Ministro espanhol, Sua Excelência Pedro Sanchez confirmou que "ele reconhece a importância da questão do Saara para o Marrocos". A este respeito, "a Espanha considera a iniciativa de autonomia apresentada por Marrocos em 2007 como uma base mais séria, realista e credível para a resolução do diferendo ligado ao Saara marroquino".

Referindo ainda aos "esforços sérios e críveis engajados pelo Marrocos no âmbito das Nações Unidas para chegar a um acordo que atende a todas as partes".

Na sua carta junto a Sua Majestade, o primeiro-ministro espanhol destacou que “os dois países,  intimamente ligados por laços de fraternidade, de história, de geografia, de interesses e amizade comum”. O Sr. Sanchez exprimiu a sua "firmeza de que os dois povos compartilham o mesmo destino", sendo  que"a prosperidade de Marrocos é ligado com a prosperidade da Espanha e vice-versa".

Na sua carta junto a Sua Majestade, o Primeiro-Ministro espanhol sublinhou que "o objetivo é de construir uma nova relação, baseada na transparência, na comunicação constante, no respeito mútuo, bem como nos acordos assinados entre as duas partes, evitando qualquer ação unilateral e no nível das importâncias que compartilharmos."

Neste contexto, "Espanha vai agir com toda a transparência absoluta para com um grande amigo e aliado". Acrescentando Sua Excelência o Sr. Pedro Sanchez "podendo assegurar que a Espanha vai sempre honrar com seus compromissos e ações".

Por outro lado, o primeiro-ministro espanhol, na sua mensagem junto a Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, reiterando a sua "determinação de trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios comuns, cooperar no sentido de gerir os fluxos migratórios no Mediterrâneo e Oceano Atlântico, bem como trabalhar com espírito de cooperação e consolidação".

Nesta mensagem junto a Sua Majestade, o Primeiro-Ministro espanhol, Sua Excelência Pedro Sanchez concluiu dizendo que “vão ser tomados os passos visando a garantir a estabilidade e integridade territorial dos dois países”.

 - Notícias sobre o dossier do Sahara Ocidental / Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2024