الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
sexta-feira, 17 de setembro de 2021
 
 
 
Detalhes

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos marroquinos residentes no estrangeiro, Sr. Nasser Bourita manteve conversações, terça-feira passada, através da tecnologia de vídeo, com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e dos Guineenses no Estrangeiro, Sr. Ibrahim Khalil Kaba, no âmbito do reforço dos laços de solidariedade, de amizade e  cooperação fraterna existentes entre o Reino de Marrocos e a República da Guiné.



De acordo com um comunicado do ministério, durante esta reunião, os dois ministros trocaram pontos de vista sobre as relações bilaterais, envolvendo as questões regionais e internacionais de interesse comum.

No plano bilateral, os Srs. Bourita e Kaba trataram da histórica entre os dois países,  bem como da independência da República da Guiné em 1958, além da contribuição multifacetada dos dois líderes , do falecido Sua Majestade Mohammed V e Ahmed Sekou Touré, no sentido de libertar os povos africanos da tirania do colonialismo e defender a integração africana.

A mesma fonte sublinhou que os dois ministros saudaram o nível de relações de cooperação entre os dois países, desde que Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, entronizado, e o Professor Alpha Conde foi presidente da República da Guiné, sobretudo após as visitas reais à Guiné, 2014 e 2017.

Os dois ministros, Bourita quanto Capa, destacaram as relações distintas entre os dois países, caracterizadas pela fraternidade e solidariedade, em todos os aspectos da cooperação, seja nos minerais, na agricultura, na pesca marítima, no transporte aéreo e marítimo, bem como na habitação, na água, na energia, nas indústrias alimentícias, nos setores de bancos, no saneamento, e na esfera religiosa.

Os dois ministros saudaram também a assinatura dos 34 acordos bilaterais durante as duas visitas reais, dos quais 18 foram totalmente implementados.

Nesta ocasião, as duas partes reafirmaram o desejo dos líderes dos dois países de fortalecer e aprofundar ainda mais essas relações, bem como intensificar e diversificar a cooperação em outras áreas de interesse dos dois países.

O comunicado acrescentou que o Sr. Bourita parabenizou a Guiné por sua nomeação, de presidir o grupo (77 + China), expressando sua disposição em acompanhá-lo e trabalhar para que esta nomeação global seja um sucesso, para o grupo da Guiné e  seus líderes.

O ministro reiterou os cumprementos de Marrocos em favor da Guiné pelo seu apoio contínuo e firme à integridade territorial marroquina, junto aos organismos regionais e internacionais, bem como pelas suas ações no terreno, a exemplo da abertura de um consulado geral da Guiné em Dakhla, janeiro de 2020, além do apoio do Guiné ao Reino após a liberação da passagem de fronteira de Guerguerat entre o Marrocos e a Mauritânia.

Por sua vez, o Sr. Kaba renovou o firme apoio do seu país a uma solução política negociada, consensual e definitiva em torno da disputa sobre o Saara marroquino, com base na Resolução 693 aprovada ao nível dos chefes de estado africanos na cimeira da União Africana em Nouakchott, Julho de 2018, enfatizando a exclusividade das Nações Unidas, no quadro da busca de uma solução política aceitável para as partes de forma realista, pragmática e persistente da questão do Saara.

No plano regional, os dois ministros reafirmaram o compromisso de seus países a trabalhar em prol do continente, destacando a liderança e o compromisso de Sua Majestade o Rei Mohammed VI e do Presidente Alpha Conde em favor do desenvolvimento e prosperidade do continente africano.

Tal comunicado concluiu que os dois ministros se engajaram a trabalhar de forma  coordenada e apoio mútuo no quadro dos organismos regionais e internacionais.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2021