الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
quinta-feira, 17 de outubro de 2019
 
 
 
Destaques

O Kuwait sublinhou, segunda feira, o seu apoio à iniciativa marroquina de autonomia para o Saara marroquino,  devido ao papel "e a escolha  que ela envolve para alcançar uma solução aceitável por parte de todos os paises ".



O representante do Kuwait, durante uma reunião da Comissão das Nações Unidas realizada em Nova York enfatizou a "necessidade de respeitar a unidade e a soberania de Marrocos", considerando à posição unificada do Golfo sobre essa questão do Saara  marroquino", o que ficou evidente na cúpula marroquino-golfo, realizada 20 de Abril de 2016".

Nesse contexto, o Estado do Kuwait saudou os esforços das Nações Unidas e de seu Secretário-Geral, Antonio Guterres, bem como dos esforços do ex-enviado das Nações Unidas, Horst Koehler, como intermediadores  das mesas-redondas a favor das partes envolvidas na questão do Saara.

Ela saudou também a participação de Marrocos, da Argélia, da Mauritânia e da Polisário, em conformidade com as resoluções 2414 e 2440 do Conselho de Segurança, com base num espírito positivo nas reuniões ", visando encontrar uma solução política aceitável para todas as partes interessadas na questão do Saara".

O representante do Estado do Kuwait sublinhou também a resposta positiva e boas-vindas de quatro partes envolvidas na questão do Saara, no quadro  da participação na terceira mesa redonda, en conformidade com a resolução 2468 do Conselho de Segurança.

Saudando as conquistas alcançadas pelo Marrocos no campo dos direitos humanos e de sua interação "construtiva" com os mecanismos das organizações internacionais de direitos humanos, bem como do papel das comissões regionais do Conselho Nacional de Direitos Humanos em Laayoune e Dakhla, as quais foram apoiadas pelas resoluções relevantes do Conselho de Segurança, e recentemente pela resolução 2468.

Concluindo, o representante considerou  que esperança para uma solução aceitável deve ser prosseguida "no quadro dos países da União do Magrebe Árabe e em prol sahahel Saara em termos de segurança e estabilidade".

Noticias sobre o saara ocidental- Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2019