الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
sexta-feira, 17 de setembro de 2021
 
 
 
Detalhes

O experto e político americano em assuntos do Magrebe, Calvin Dark considerou que a intensa participação dos moradores das províncias do sul do Reino na votação de 8 de setembro confirma a forte voz dos sarauís, envolvendo o processo democrático no sentido de integração, do desenvolvimento e da construção em prol do Marrocos, uma vez que os sarauís detidos em Tindouf, sudeste da Argélia, continuam presos sem nenhuma capacidade de expressar, ou praticar e decidir o seu próprio destino.


Sr Darc, num comunicado junto ao escritório do MAP em Washington sublinhou ao dizer "O registro da maior taxa de participação nacional nas províncias do sul indica duas coisas: a primeira, os habitantes do Saara transmitem a sua voz no processo democrático,  segundo, esses cidadãos estão determinados a investir a voz dos sarauís no sentido de contribuir na construção do futuro de Marrocos ”.

O experto explicou que “é injusto privar os sarauis detidos nos campos da Polisario, na Argélia, da voz, e de construir o seu futuro”.

Considerando que as taxas de participação na votação de 8 de setembro, de acordo com números anunciados pelo Ministério do Interior,  são de 66,94 por cento em Laayoune-Sakia El Hamra, 63,76 por cento em Guelmim-Oued Noun e 58,30 por cento em Dakhla-Oued Eddahab - As três regiões das regiões meridionais do Reino, em geral, respondem por 50,18 por cento registrados em nível nacional.

Comentando os resultados destas eleições, o experto americano anotou que “muitas coisas mudaram no Marrocos, sobretudo na região e desde 2011, e com o governo  do Partido da Justiça e Desenvolvimento ”.

Ressaltando, neste contexto, que “o dinamismo, o movimento político e as condições que contribuíram para levar o Partido da Justiça e Desenvolvimento ao poder, dez anos antes, não são os mesmos de 2021”.

“Mesmo se tratar do Marrocos, dos Estados Unidos ou de qualquer outra democracia no mundo, os partidos devem elaborar políticas e visões que sejam aceitáveis ​​para os eleitores”, explicou o Sr. Dark, presidente da RC Communications.

Concluindo ao dizer: “O teste para os partidos liberais, a partir de agora, é de concretizar a sua visão e não perder o contato com os eleitores e suas aspirações”.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2021