الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
domingo, 27 de setembro de 2020
 
 
 
Detalhes

O programa de empoderamento econômico das mulheres na região Ouad El Dahab - Dakhla foi lançado, este sábado, 13-09-2020, como um mecanismo de oportunidade para 500 beneficiárias no sentido de fortalecer os empreendimentos  e possiblitar suas empoderamentos e integração econômica.


Tal programa objeto de um acordo de parceria entre o Conselho da Região de Dakhla – Ouad E-Dahab e o Ministério da Solidariedade, do Desenvolvimento Social,  da Igualdade e da Família visa a aumentar a participação das mulheres na vida socioeconómica, dando prioridade para os grupos, procedentes dos meios vulneráveis, cujas situações difíceis.

Este programa, que se estende por 15 meses, objetiva também definir um marco de parceria institucional para a implantação de um programa de engenharia social, voltado para a capacitação de 500 meninas da região, com a dedicação as economias, e as atividades de apoio e acompanhamentos.

O programa em questão conta com custo total de 35 milhões de dirhams, uma contribuição do conselho da entidade no valor de 23 milhões de dirhams e o ministério com 12 milhões de dirhams, prevendo a criação de 200 projetos individuais e coletivos, além de 500 oportunidades de trabalho.

Além disso, o dito programa permite a promoção do empoderamento económico das mulheres ao nível da entidade, através da implementação de actividades de apoio e do reforço de capacidades, envolvendo as potenciais sectores de emprego, previamente identificados no âmbito da implementação deste projecto.

O programa também busca formular um referencial regional para a implementação de projetos e atividades de geração de renda,  possibilitando aos beneficiários realizar seus projetos e perpetuar a cultura da economia social e solidária.

Por outro lado, o Programa de Empoderamento Econômico para Mulheres na região de Dakhla-Ouad al-Dahab visa apoiar as beneficiárias durante a fase de criação de empresas e após o início do trabalho, através dos cursos de formação sobre a criação de empresas e workshops dedicados à preparação de projetos, bem como fornecer apoio financeiro para iniciar seus projetos individuais e coletivos.

Na margem do discurso pela ocasião, o presidente do conselho da região, Al Khatat Inja afirmou que este programa do desenvolvimento sustentável e integrado da região reflete uma intersecção dos programas e projetos entre o Ministério da Solidariedade, do Desenvolvimento Social, da Igualdade e da Família e o Conselho Regional em termos de proteção social e empoderamento económico das mulheres através Plano - Ikram 2-.

Neste contexto, o Sr. Inja destacou os aspectos da cooperação com o Ministério, anotando a este respeito o acordo de parceria com a cooperação nacional a ser implementado em breve a um custo total de 12,8 milhões de dirhans, pelo qual o município vai contribuir com 10,6 milhões de dirhans, relativos à preparação e apetrechamento de alguns centros sociais e apoio a cooperativas e as associações das mulheres.

Finalmente, esta pareceria visa, em particular, construir e equipar um espaço multifuncional para mulheres na localidade de Beir Kunduz, expandinod e equipando o Centro de Educação e Formação "Badr" no bairro Al-Wehda em Dakhla, além de apoio a 30 cooperativas das mulheres que vão beneficiar de formação em centros afiliados à Cooperação Nacional.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2020