الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
domingo, 27 de setembro de 2020
 
 
 
Detalhes

O período escolar iniciou-se, nesta segunda-feira, em diferentes instituições de ensino, ligadas á Direcção Regional do Ministério da Educação Nacional de Ouad Al Dahab, com pleno respeito as medidas preventivas da saúde.




Os docentes presentes, as oito da manhã, levados a cumprir integralmente com as estritas medidas cautelares, adotadas pelas autoridades públicas, visando a enfrentar o surto do vírus corona (Covid-19).

Estas medidas preventivas, a respeitar em forma de máscaras de proteção, de adoção de espaçamentos físicos e de higiene e lavar as mãos, visam a preservar a saúde e a segurança dos alunos e alunas, bem como o quadro educacional e administrativo em funcionamento nas instituições de ensino.

O Sr Mohamed Diani, diretor da Escola Al Massira em Dakhla, disse em um comunicado dirigido ao MAP que a temporada escolar 2020-2021 ocorre em circunstâncias excepcionais, devido ao surto da pandemia Corona (Covid-19) através das repercussões negativas que geralmente afetaram as instituições educacionais, cujas sombras afetam as famílias, os alunos, os professores e a atmosfera que os cercam no processo educacional.

O Sr. Diani acrescentou que a instituição que supervisiona  trabalha de acordo com os requisitos do protocolo de saúde, para combater de forma inteligente a propagação desta epidemia, comunicando com os alunos e pais, em prol da segurança e a saúde dos jovens.

A este respeito, a administração da instituição tem tomado um conjunto de medidas preventivas, sendo a mais proeminente a  higiene, a esterilização da instituição, conforme  o plano das autoridades locais e responsáveis  da coletividade, respeitando a distância entre os alunos de pelo menos um metro dentro da sala de aula, a sinalização dos lugares dentro das instalações e dos corredores, mantendo os pais informados e alunos sobre a necessidade de usar máscaras, lavar as mãos com água e sabão e não permitir a troca de materiais entre os alunos.

Ressaltando  ter  adotado um programa reduzido, recorrendo à fórmula a mais adequada, sugerida pelo ministério tutor, sendo uma fórmula de ensino alternada, para que o aluno possa entrar na instituição, uma vez a cada dois dias, o aulino tem aulas intensivas, disciplinas básicas como (matemática, árabe e francês).

Num comunicado, semelhante, o Sr. Mohamed Darmoun, professor da mesma instituição de ensino informou ao dizer que: “Esta manhã, o ambiente de recepção dos alunos ocorre em boas condições e, como de costume, foram tomadas medidas de precaução a saber, a esterilização dos locais, o uso de máscaras, o distanciamento físico, etc.”

Acrescentando: "os professores recebiram a metade do número de alunos em um ambiente normal, dando explicações sobre como usar as ferramentas de esterilização dentro da instituição, aleém de apresentar as etapas na frente dos alunos para que todos adoptam esse processo."

O Sr. Darmon destacou que as instituições de ensino da cidade de Dakhla, e da região do Ouad Al Dahab em geral, conheceram muito movimentação dos pais, dos responsáveis e dos alunos, que se apresentaram para perguntar sobre tudo, como o atual retorno a escola, expressando ao mesmo tempo o desejo que seus filhos se beneficiem da educação presencial .

Por sua vez, Abdul Aziz Taqi, presidente da Associação dos Pais e Tutores de Alunos do colegio Imam Malik High de Dakhla, disse que se trata de uma das notas do ministério. Um conjunto de medidas preventivas tem sido tomadas em todas as instituições educacionais em Dakhla, incluindo o envio de alunos para evitar a superlotação dentro das salas de aula e do respeito às distâncias, a segurança dos alunos, a esterilização de lugares, a lavagem das mãos, as máscaras entre outros.

O Sr. Taqi indicou finalmente que todos os funcionários administrativos e representantes de associações dos pais e responsáveis, bem como o restante dos envolvidos no processo educacional mostraram a prontidão para receber alunos apesar dessas circunstâncias excepcionais, exigendo entretanto, mais precauções contra este vírus mortal.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2020