الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
quinta-feira, 30 de junho de 2022
 
 
 
Imprensa Audiovisual

Eis a seguir a entrevista completa do presidente do conselho real consultivo para os assuntos saranianos com o representante do programa de Tv Cana Sul.



O prepresentante da emissao.

Bom dia nossos telespectadores!

Si existe um conflito para os da andalucia de uma forma particular para nos de uma forma geral detem uma posiçào especial nosso coraçoes; nos falamos deste palco sobre conflito do sara que ate hoje nao encontrou saida; hoje ele se encontra onde ele esta; a ONU apresentou varios planos e iniciativas mas a frente do polisario persiste com sua posiçao de autodeter,inaçào. Existe iniciativas que o rei do marrocos apresentou que criou o conselho real consultivo para os assuntos saranianos que tem a missao de ir buscar  uma saida junto a organizaçào dos naçoes unidas no otubre proximo.

Nos abordaremos este tema com o presidente do corcas real Khaihenna Ouald Errachi sobre este assunto. Bom dia presidente;

Khalhanna Oual Errachid: Bom dia

Representante! acompanhiados  neste encontro com o jornalista Hirbro  que inicia sobre o projeto que o senhor queria realzar

Khalihenna Ouald Errachid:  si este conflito durou muito tempo. O tempo chegou para acabar com o diferendo no mesmo tempo que o Rei do Marrocos engajou se no sentido de desenvolver o Marrocos nos diferentes dominios da sociedade marroquina em termos politicos; sociais; economicos e dimocraticos; propondo um projeto de autonomia como via para acabar com o diferendo. Ele é um processo legal e conforme a legalidade e ligitimidade internacional; permitindo ao saraniano tudo que eles necessitam em termos sociais; economicos e politicos  no ambiro da sobernaia nacional; todos os dossiês anteriores foram inviaveis porque nao possam encontrar saida ao diferendo.
Representante! Ha uma contradiçao nas declaraçoes, enquanto voceis pedem a Frente do polisario aderir no Conselho e no seu  dinamismo;  o polisario reclama autoderminaçào/
A saida nào sera facil entào!

Khalihenna Oulad Errahid: de um lado nao sera facil mas de outra maneira sera facil.
Todos os membros deste conselho sao saranianos e eles querem encontrar saida a este conflito que deixou muita tristeza ao povo dificuldade para os habitantes e nos nao queremos que os saranianos fiquem nos campos; todoas as pespectivas e as possibilidades estao sobre a Mesa de negociaçào; a ONU até agora nao consiguiu viabilizar  o pedido da frente e para sair deste impasse é necessario sobra a proposta de autonomia que é o melhor regime que nao chama a separaçao mas a uniao das forças em prol do bem comum em termos politicos; sociais e econômicos e culturais do saraniano.

Jornalista da revista  Tabrir Heiro; porque cosideram que o projeto de autonomia é uma proposta como miraculo.

Khelihenna Ouald Errachid§ este projeto é novo no Marrocos e vai mudar radicalmente o pais e promovera os projetos dimocraticos neste pais; bem como para a gestào das coisas publicas demaneira transparente nos niveis socio-econômicos; politicos e culturais:  sendo um projeto modelo para todos os paises da AFRICA e Mundo Arabe. E eu creo que este projeto é uma m&gica soluçào que o Marrocos proponha para encontrar uma saida ao diferendo onde todos as partes envolvidas ganham. Ganham todos os saranianos porque satisfaz seus desejos e realizando para todos a uniào e harmonia sob o reino do Marrocos; e Argelia ganha porque saia do diferendo com a cabeça erguida; bem como permite a ONU acabar com este conflito que absorveu todos os recursos.

Representante isso que voces dizem porque eles nao enchergà-lo claramente/

Khalihenna Ouald Errachid  outra parte é formada de nossos rrmaes e  primos nos somos uma so familia ; a frente do polisario  nao é um movemento dimocratico mas corrente politica e militar formada nos anos 70 e nao conheceu transformaçoes no seu processo como moviemento pragmàtica e racional.
A situaçào nos campos de Tindouf é triste  e o povo nos campos de Tindouf va emporrar a frente para negociar porque nao ha outra forma para sair do impasse a nao ser negociar e aconciliarse.

Representante do programa! Ate a frente do polisario chama o Marrocos de pragmàtico.

Khalihenna Ouald Errachid! Nao o Marrocos proponha o projeto de autonomia porque nao ha outra saida: E preciso lhe dizer com honestidade porque a Guerra é uma ameaça e fatal para  quem ja conheceu esse drama.  E o referendum nao é possivel porque a ONU ja disse sobre o assunto porque o saraniano nao esta somente nesta regiao mas espalhado por todas as partes da regiao sob o colonialismo espanol  que espalha ate Mali; Mauritania e Algeria. E para realizar o referendum justo necessita modificar as fronteiras que foi sob o governo espanol. Nao é possivel que os paises aceitem modificar suas fronteiras. Razào pela qual deve encontrar uma saida para este conflito conforme as normas internacionais e o projeto de autonomia para as provincias do sul constitue uma foral adequada e conforme a ligitimidade internaconal respondendo a todas as necessidades do povo saraniano a nivel socio-econômico; politico e cultural sob a soberania do reino do Mrrocos.

Ate hoje o Marrocs que deu um passo na frente apresentando um projeto de autonomia e o polisario deve interagur em consequencia. Para encontrar uma saida deste conflito que durou demasiado e que o polisario envolva e deixa suas antigas ideias e obsoletas.

Tebrir! O mundo hoje busca o concilio o que o Marrocos apresenta como  concessoes neste sentido.

Khihenna Ouald Errachid! O marrocos fez esta conciliaçào via o projeto de autonomia  decorrente desta mudança ; e algo novo ; O rei Mohamed VI quer que o Marrocos mude  para poder encontrar uma saida ao conflito do sara e isso é o maior concilio;  podendo mudar o Marrocos politicamente; administrativamente; dimocraticamente em prol de uma saida do impasse . O polisario deve ser realista e enchergar aquli que esta na sua frente. Nao ha outra saida a nao ser a autonomia sob a sobernania do Marrocos.

Representante! Pode considerar autodeterminaçào uma saida; ou so autonomia é a unica saida possivel/

Khalihenna Oulad Errachid! Voces vivem na andalucia e sabem o que é autonomia é uma forma de autoderminaçao. Sua essencia é distribuir o poder e as perrogativas entre as instituiçoes do governo central. E a autonomia permite adquerir experiencia e realizar a maturidade econômica e politico; quer dizer que autodeterminaçao é flexivel e se desenvolve; e autonomia é um requesito politico; desde que ele atende todos os desejos do povo saraniano sob a soberania do reino.

Representante   do programa! O que pensa da incapacidade da ONU de resolver o problema  do conflito entre as partes

Khalihenna Ouald Errachid: Si Kofe Anan declarou no Mexico que a ONU nao pode impor saida sobre as partes; ele disse isso com toda franquia. Envolvendo com autoderminaçào vai prolongar o conflito no caso do polisario nao aceita a proposta que o Marrocos  proponha como saida do impasse. Sem esta proposta continua o drama humanitaria nos campos de refujiados que afecta a realidade  negativamente. Nos queremos sair desta situaçào e deixar  os saranianos levar uma vida norma com todas as instituiçoes legais que possam organizar um governo local e nao ha nada que impede isso absolutamente.

Representante voces vêm no polisario um parte envolvente para negociar§
Khelihenna Ouald Errachid!  Claro o polisario é uma parte aceito e pode negociar com honestidade e eles sao nosso irmaos e nos queremos negociar com eles: e eles que refutam . e nos nao entendemos esse impedimento enquanto que antes buscam  formas para negociar. Nos queremos que o Polisario senta junto a mesa de negociar para discutir as formas do projeto para chegar a um concesso global para sua realizaçào.

Representante do Pograma qual o papel que andalucia possa desempenhar neste sentiudo!

Khalihenna Ouald Errachid! Andaluz é ula regiào perto do Marrocos os andaluces como todas as pessoas que envolvem no assunto e têm simpatia com os saranianos para que eles possam envolver de forma que todos os saranianos onde que eles estejam  para pressionar o polisario para negociar! Isso nos quermeos dos andaluces para que o polisario seja mais logico e realista face a sua regidez e pragmatismo. Deixando do lado o desejo de querer alongar o conflito e no mesmo tempo olhar para as pessoas que sofrem e morrem em decorrencia desta atitude irresponsàvel dificultando a construçào do Magrebearabe unido.

Tabriza Habreio; nao foi a premeira vez que lidera os assuntos saranianos; ja foram 33 anos  da constituiçào do partido nacional saraniano; qual a diferencia entre os projetos de onte e de hoje tanto quanto como voce alguma personalidade conhecida  de optimismo/

Khihenna Ouald Errachid!  Eu foi aquele que constituiu o partido da uniao nacional saraniano que foi conhecido pela miseria  na epoca de espanha. Naquela hora a espanha queria me colocar na cabeça deste movimento como presidente desta undade independente no sara. Nao esta interessado porque eu creio que um paizinho independente  no sara nao é possivel. E isso foi minha opiniào nos anos 74 e 75  ate hoje. Continuou acreditando nisso definitivamente.

Representante do programa; Porque isso.

Khalihenna Ouald Errachid. Porque o sara é constituida de 34 tribos e isso nao permite formar um pais independente; temos muitos exemplos que paises nao consiguem realizar seus objetivos em termos de convivencia e pacividade.

E creio en contra partida que as relaçoes solidas dentro do mesmo nino vai no sentido de forte e desenvolvido pais. A autonomia é capz de garantir as revendicaçoes historicas e neste sentido que eu apoio fortemente a ideia e a proposta do Reino.
 

 

 

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2022