الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
14 de abril de 2024
 
 
 
Imprensa Audiovisual

A Ministra dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Regional e dos Burkinabes residentes no Exterior, a Sra. Olivia Rajnagnondi Romapa reiterou o apoio de Burkina Faso à unidade territorial e nacional de Marrocos, e ao plano marroquino de autonomia, como  "a única solução credível", capaz de acabar definitivamente com o conflito artificial do Saara marroquino.

 



Num comunicado conjunto na margem das conversações, sexta-feira passada, a Ministra burkinabe e o Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residente no exterior, Nasser Bourita, considerando a plano de autonomia marroquin, como a saída definitiva da disputa sobre o Saara".

A responsável burkinabe saudou os esforços das Nações Unidas como o quadro exclusivo no qual se pode buscar uma solução realista, prática e duradoura para o conflito do Saara.

A este respeito, tem exprimido o seu apoio aos esforços, capazes de levar a uma solução definitiva desta questão, preservando a integridade territorial e a soberania do Reino de Marrocos, sob os auspícios exclusivos das Nações Unidas, e na base da Resolução 693 da Cimeira de Chefes de Estado e  Governos da União Africana, julho de 2018.

Por seu lado, o sr Nasser Bourita saudou a participação do Burkina Faso na conferência ministerial de apoio ao plano de autonomia, sob soberania marroquina, organizada a distância, 15 de janeiro de 2021, a convite do Reino de Marrocos e Estados Unidos Da América.

Nesta ocasião, o Ministro destacou o fortalecimento das relações de cooperação entre os dois países, saudando a abertura de Burkina Faso, em Outubro de 2020, de seu Consulado Geral em Dakhla, e a nomeação de um Cônsul Geral.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2024