الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
quinta-feira, 11 de agosto de 2022
 
 
 
Imprensa Audiovisual

A República das Maldivas apoia a iniciativa marroquina de  autonomia, a única solução justa, prática e realista para a questão do Saara marroquino.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos marroquinos residentes no estrangeiro, Sr. Nasser Bourita manteve conversações, sexta-feira, através da tecnologia de vídeo com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da República das Maldivas, Sr. Abdullah Shahid.


O comunicado do ministério sublinhou que os dois ministros anotaram durante essas discussões a qualidade das relações históricas e fraternas existentes entre o Marrocos e a República das Maldivas,  enfatizando a importância de elevá-las ao nível das aspirações da Sua Majestade o Rei Mohammed VI e do Presidente da República das Maldivas, Ibrahim Mohamed Saleh.

Reiterando também, segundo o comunicado, os laços espirituais, religiosos, culturais e humanos que unem os dois países, considerando a este respeito que o Islão entrou nas Maldivas no século XII através de um viajante, pregador marroquino.

Tanto o sr Bourita como Sr Shahid saudaram os resultados positivos da visita do Ministro dos Negócios Estrangeiros das Maldivas a Marrocos, novembro de 2019,  culminando na assinatura de quatro acordos bilaterais relacionados com consultas políticas e da cooperação na área religiosa, isenção de vistos e entre as academias diplomáticas dos dois países.

Tal comunicado sublinhou ainda que os dois lados pretendem  desenvolver a cooperação bilateral no estágio pós-Covid, expandindo-la para incluir outras áreas, o combate ao terrorismo, a agricultura, a pesca, o turismo, a saúde, a cultura e energias renováveis.

Por outro lado, o Sr. Shahid renovou o apoio a República das Maldivas em relação à iniciativa marroquina de autonomia, única solução justa, prática e realista, capaz de resolver a questão do Saara marroquino, cujo país continua sempre a apoiar o Marrocos nos seus esforços para  uma solução definitiva deste conflito regional.

Os dois ministros chamam para conjutar seus esforços no sentido de garantir o acesso às vacinas, no âmbito da  " Declaração Política em relação ao Acesso Global e Justo das Vacinas, Contra a Covid-19".

No âmbito multilateral, os Srs. Bourita e Shahid saudaram a frutífera consulta e apoio mútuo às nomeações dos dois países, bem como a excelente coordenação dos trabalhos em nível de organismos regionais e internacionais.

Neste contexto, o Sr. Bourita expressou o apoio do Reino à nomeação do Ministro das Relações Exteriores das Maldivas para presidir a septuagésima sexta sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

No final dessas discussões, o Sr. Shahid estendeu um convite ao Sr. Bourita para fazer uma visita oficial às Maldivas.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2022