الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
sexta-feira, 7 de outubro de 2022
 
 
 
Imprensa Audiovisual

O projeto da autonomia apresentado pelo Marrocos continua sendo a "base" de uma solução, para esta disputa regional em torno do Saara.

O ex-presidente do governo espanhol, José Luis Rodriguez Zapatero afirmou que a relação com o Marrocos é "essencial" para a segurança e estabilidade da Espanha, destacando a relevância do plano de autonomia, para resolver o conflito artificial do Saara.


Sr Zapatero, numa entrevista ao Canal Sur TV, quarta-feira passada, considerou que a"restauração da confiança" é importante, nas relações entre os dois países após a crise eclodida no contexto da decisão das autoridades espanholas, ao receber secretamente e sob falsa identidade , o líder separatista da Polisário, Ibrahim Ghaly.

Ressaltando que "devendo restaurar a confiança,  elemento essencial nas relações externas da Espanha com Marrocos."

Sr Zapatero destacou que o Marrocos "sempre foi um parceiro sério, dinâmico e leal" para com a Espanha "no combate ao terrorismo jihadista e na política de imigração," anotando que quando ele era primeiro-ministro, "contava com um bom consenso".

Em relação à questão do Saara marroquino, o Sr. Zapatero sublinhou que o plano de autonomia apresentado pelo Marrocos continua sendo a "base" para toda solução deste conflito regional.

“O Reino do Marrocos apresentou em 2007, um plano de autonomia avançado, amplamente saudado”, enfatizando,  que tal questão relacionada com “a estrutura ideal constitui uma base” sólida, para  chegar a um “acordo razoável”.

Sr Zapatero explicou que "plano de autonomia, um processo muito avançado para o Saara, sendo uma opção para implementar".

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2022