الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
23 de maio de 2024
 
 
 
Imprensa Audiovisual

A Etiópia saúda os esforços sérios e credíveis, engajados pelo Marrocos para encontrar uma solução política justa, duradoura e mutuamente aceitável em torno da disputa regional do Sahara, sob os auspícios exclusivos da Organização das Nações Unidas (ONU) e de acordo com os princípios e objectivos definidos na Carta das Nações Unidas.


Durante uma entrevista, terça-feira passada, por videoconferência, entre o Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos marroquinos residentes no estrangeiro, Sr. Nasser Bourita com o Vice-Primeiro-Ministro, Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Federal Democrática da Etiópia, Sr. Demeke Mekonnen Hassen, o diplomáta  etíope sublinhou o apoio do seu país à decisão 693 da União Africana, adoptada a nível dos chefes de estado, durante a 31ª Cimeira, apoiando oficialmente o processo das Nações Unidas neste sentido.

Os dois ministros discutiram também nesta reunião os progressos no sentido da implementação dos vastos e ambiciosos acordos de cooperação entre os dois países, conforme o comunicado do ministério.

Neste sentido, tal fonte de informação, considera que Sr. Bourita e Mekonnen Hassen exprimiram a satisfação da trajetória ascendente dos laços bilaterais,  desde a visita de Sua Majestade o Rei Mohammed VI a Addis Abeba, 2016,  concordando em manter esse ímpeto nas áreas prioritárias como na educação, na formação vocacional, na infraestrutura, na agricultura, nas energias renováveis ​​e cooperação descentralizada.

Reconhecendo ainda o enorme potencial inexplorado do comércio bilateral, em termos de investimentos e cooperação econômica, os dois responsáveis reafirmaram o compromisso comum de desenvolver uma parceria econômica, criando um ambiente mais favorável para o investimento mútuo e incentivando a comunidade empresarial dos dois países a explorar e aproveitar plenamente as oportunidades existentes, visando seus mercados em expansão e infraestrutura em desenvolvimento.

Nesta ocasião, os diplomatas saudaram a proposta de criação do Conselho Empresarial Marroquino-Etíope.

O Sr. Mekonnen Hassen também saudou a criação da joint venture entre o Estado da Etiópia e o grupo OCP,  visando uma fábrica de fertilizantes em Dire Dawa, sublinhando o apoio do Marrocos no campo da agricultura. Cujo projeto, disse o ministro etíope, constitui um exemplo perfeito de cooperação Sul-Sul, ambicioso e mutuamente benéfico.

Sr Bourita e Mekonnen Hassen, por outro lado, saudaram a criação da Coalizão para o Acesso à Energia Sustentável, liderada conjuntamente por Marrocos e Etiópia, possibilitando o acesso universal a energia confiável, limpa e confiável.

Os dois ministros trocaram também seus pontos de vista sobre questões-chave regionais e multilaterais de interesse mútuo, anotando a convergência de seus pontos de vista sobre os pontos importantes.

Noticias sobre o saara ocidental-Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2024