الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
sexta-feira, 7 de outubro de 2022
 
 
 
Imprensa Audiovisual

O Ministro dos Negócios Estrangeiros reitera os seus agradecimentos à Costa do Marfim pelo seu apoio constante e inabalável para a integridade territorial de Marrocos, expressado através das suas posições claras em prol do Saara marroquino.


O Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos marroquinos residentes no estrangeiro, Sr. Nasser Bourita manteve conversações, terça-feira passada, via vídeo teleconferência, com a Ministra de Estado e a Ministra dos Negócios Estrangeiros, da Integração Africana e da Diáspora, Sra. Candia Kamisuku Camara.

O comunicado do ministério sublinhou que os dois ministros saudaram o nível de amizade e cooperação existente entre os dois países, bem como dos laços entre a Sua Majestade o Rei Mohammed VI e Sua Excelência o Senhor El Hassan Ouattara, como presidente da República da Costa do Marfim.

Depois que os dois ministros saudaram as relações bilaterais, caracterizadas com os sentimentos fraternos e solidariedade, envolvendo os setores de educação, da infraestrutura, da construção civil, das obras públicas, da indústria alimentícia, da energia, da religião, da habitação e bancos, anotando a nível da satisfação  dos acordos bilaterais, assinados durante as várias visitas mútuas entre os líderes de dois países.

A este propósito, os dois ministros reafirmaram a vontade dos líderes dos dois países, fortalecer e aprofundar essas relações bilaterais, intensificando-os no sentido de diversificar ainda mais  seus recursos e setores produtivos.

Por outro lado, segundo o comunicado, o Sr. Bourita expressou mais uma vez os agradecimentos de Marrocos à Costa do Marfim pelo seu apoio constante e sólido em favor da integridade territorial de Marrocos, mantido pelas suas posições claras em prol  do Saara marroquino, a nível regional e organismos internacionais. Cujas iniciativas no terreno traduzidas na abertura de um consulado geral em Laayoune, fevereiro de 2020, mantendo o apoio firme a Marrocos, após a liberação da passagem de fronteira Guerguerat entre Marrocos e Mauritânia.

Por sua vez, a Sra. Camisuco Camara reiterou ainda o firme apoio de seu país a uma solução política negociada, definitiva para a disputa em torno do Saara marroquino,  conforme a Resolução 693 aprovada em nível de chefes de estado africanos durante a cúpula da União Africana em Nouakchott, julho de 2018, enfatizando a exclusividade das Nações Unidas no quadro da busca de uma solução política realista, prática, duradoura e aceitável para as partes em torno da questão do Saara.

A nível regional, os dois Ministros reafirmaram a liderança e o compromisso dos dirigentes dos dois países, em envolver-se no desenvolvimento do continente africano.

Em relação às questões de segurança, o Sr. Bourita e a Sra. Kamesoko Camara expressaram a sua profunda preocupação para com o aumento do extremismo e  terrorismo na África, sobretudo nas regiões do Sahel e Saara. Nesse sentido, os dois ministros reafirmaram o compromisso de trabalhar juntos em prol da paz, da estabilidade e desenvolvimento dessas regiões.

Os dois ministros, além disso, se comprometeram a uma maior coordenação das suas atividades e apoio mútuo às nomeações marroquinas e marfinenses nos organismos regionais e internacionais.

Neste contexto, o Sr. Bourita expressou seus agradecimentos ao seu homólogo marfinense pelo apoio incondicional da Costa do Marfim a titulo de várias nomeações marroquinas, em particular ao cargo de membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas (2028- 2029) e do Conselho de Direitos Humanos (2023-2025) . Bem como ao cargo de membro do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (2022-2025) e do Presidente da Comissão da Função Pública Internacional (2023-2026).

O Sr. Bourita também saudou o compromisso da Costa do Marfim no que diz respeito ao seu apoio às atividades de Marrocos na União Africana.

 Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2022