الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
25 de maio de 2024
 
 
 
Imprensa Audiovisual

Sr Nacer Bourita  saúda a decisão da República de Madagascar de abrir uma embaixada em Rabat
O Ministro das Relações Exteriores, da Cooperação Africana e dos marroquinos residentes no exterior, Nasser Bourita mantém-se terça-feira por via de videoconferência com o seu homólogo, Ministro das Relações Exteriores da República de Madagascar, Djacoba Oliva Tehindrazanarivelo.


Este encontro insere-se nas relações históricas de amizade e fraternidade que unem o Reino de Marrocos e a República de Madagáscar e, conforme a vontade de dois países de aprofundar ainda mais os seus laços de cooperação, sublinhou o comunicado do ministério. .

Durante este encontro, os dois ministros, motivados graças aos excelentes laços de amizade existentes entre os dois países, exaltando a qualidade das relações, estima e respeito que caracteriza as relações entre os dois Chefes de Estado, Sua Majestade o Rei Mohammed VI e Presidente Andry Rajoelina.

Nesse sentido, o Senhor Bourita saudou a decisão da República de Madagascar de abrir uma embaixada deste país irmão em Rabat, salientou a mesma fonte.

Recordando a visita, novembro de 2016, a Antananarivo da Sua Majestade o Rei Mohammed VI,  coroada com a assinatura de 22 acordos de cooperação em diversas áreas, cujos dois ministros têm afirmado a vontade de intensificar e diversificar a cooperação em todos os setores promissores como a agricultura, a pesca, a saúde e turismo.

As duas partes acordaram também em realizar uma 2ª Sessão da Comissão Mista Marroquino-Malgaxe em Antananarivo, uma vez o levantamento da situação sanitária mundial, expressando a sua satisfação das importantes decisões tomadas durante a 1ª Comissão Mista Marrocos-Madagáscar, realizada em Marraquexe, Março de 2019, sublinha o comunicado de imprensa.

Em relação ao quadro multilateral, os dois ministros ressaltaram a importância da consulta sobre questões de interesse comum. 

O ministro malgaxe comprometeu-se a apoiar  a candidatura marroquina ao cargo de Comissário para a Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação da Comissão da União Africana, conclui o comunicado.

Notícias sobre o Saara Ocidental- Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2024