الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
sexta-feira, 7 de outubro de 2022
 
 
 
Imprensa Audiovisual

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos marroquinos residentes no exterior, Nasser Bourita, manteve conversações, quarta-feira passada, com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Libéria, De-Maxwell Sah Kimai, no quadro do reforço das relações entre Marrocos e a Libéria.


O comunicado do ministério afirmou que os dois ministros saudaram a evolução positiva das relações entre os dois países irmãos nos últimos anos, como evidenciado a convocação da comissão mista, 2019, a abertura do consulado da Libéria em Dakhla, março de 2020, bem como a assinatura de uma série de convênios entre as partes.

Neste contexto, o Sr. Bourita renovou o compromisso de Marrocos de apoiar o desenvolvimento da capacidade humana da Libéria, tanto através de bolsas como no domínio da formação profissional, acrescentando que o Marrocos pretende aprofundar esta relação excepcional no âmbito do programa de estímulo "Libéria Visão 2030 ".

O Sr. Bourita também confirmou ter chegado a um acordo com o seu homólogo liberiano para desenvolver as relações bilaterais, nomeadamente com o envio de uma missão de cooperação sectorial, visando Monróvia, cuja próxima sessão da comissão mista preparada, uma vez o quadro da situação global da epidemia e saúde, o permite.

O Sr. Bourita também expressou mais uma vez o agradecimento de Marrocos à Libéria do apoio constante e sólido à integridade territorial de Marrocos,  através das suas posições claras em favor do Saara marroquino, seja nos organismos regionais e internacionais, bem como  através das suas iniciativas no terreno, abrindo o seu general consulado em Dakhla, março de 2020, e apoiando a acao do Marrocos para liberar a passagem da fronteira da Guerguerat entre o Marrocos e a Mauritânia.

Por sua vez, De-Maxwell Sah Kimai reiterou o firme apoio do seu país a uma solução política negociada, visando a disputa sobre o Saara marroquino, respeitando a Resolução 693, aprovada ao nível dos chefes de estado africanos durante a Cimeira da União em Nouakchott, julho de 2018, destacando a exclusividade das Nações Unidas como marco em prol  da busca de uma solução política aceitável para as partes de forma realista, prática e duradoura da questão do Saara.

A este respeito, os dois ministros comprometeram-se a melhorar a coordenação das suas actividades e apoio mútuo e contínuo nos organismos regionais e internacionais, defendendo os seus interesses em prol do desenvolvimento, da paz e da estabilidade no continente africano.

Neste contexto, os dois ministros acordaram em apoiar as candidaturas de Marrocos e da Libéria, de forma coordenada e mútua, ao nível dos organismos regionais e internacionais, bem como designar os seus representantes permanentes em Nova Iorque, Genebra e União Africana, apoiando as decisões sobre questões de interesse comum.

O Sr. de-Maxwell Sah Kimai também expressou o apoio incondicional da Libéria à candidatura de Marrocos para o cargo de Comissário da Comissão da União Africana nas áreas da educação, da ciência, da tecnologia e inovação.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2022