الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
sexta-feira, 7 de outubro de 2022
 
 
 
Imprensa Audiovisual

Nasser Bourita reitera o agradecimento do Marrocos em favor da Guiné Bissau ao abrir um Consulado Geral em Dakhla.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos marroquinos residentes no exterior, Sr. Nasser Bourita manteve conversações, terça-feira passada, através da tecnologia de vídeo, com a Ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades da República da Guiné-Bissau, Sra. .Suzie Carla Barbosa, no quadro do reforço dos laços de solidariedade, amizade e cooperação fraterna existentes sempre entre os dois países.


De acordo com o comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos marroquinos residentes no estrangeiro, os dois ministros saudaram durante as conversações o nível das relações de cooperação entre os dois países sob o alto patrocínio de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, e Sua Excelência o Senhor Oumarou Sissoko Impalu, Presidente da República da Guiné-Bissau, sobretudo depois da visita real a este país africano, 2015.

O Sr. Bourita e a Sra. Barbosa expressaram a satisfação pelo nível das relações bilaterais, abrangendo todos os aspectos da cooperação, as minas, a agricultura, a pesca,  o transporte aéreo e marítimo, a habitação, a água, a eletricidade, a indústria alimentícia, os bancos, o saneamento,  os assuntos religiosos , etc., chamando para a sua diversificação e aprofundamento.

A mesma fonte sublinhou que o Sr. Bourita tem reiterado o agradecimento de Marrocos à Guiné-Bissau pelo seu firme  apoio à integridade territorial de Marrocos, materializando através da abertura de um consulado geral da Guiné-Bissau em Dakhla, Outubro de 2020, cujo apoio expressado em favor do Marrocos logo após a liberação da passagem de fronteira de Guargarat entre o Marrocos e a Mauritânia.

Por sua vez, a Sra. Suzie Carla Barbosa renovou o firme apoio de seu país, visando  uma solução política negociada, consensual e definitiva contra a disputa sobre o Saara marroquino, com respeito à Resolução 693 aprovada em nível de chefes de estado africanos na cúpula da União Africana,  em Nouakchott, julho de 2018,  enfatizando a exclusividade das Nações Unidas para com o poder na busca de uma solução política mutuamente aceitável, realista, prática e duradoura para esta questão do Saara.

O comunicado sublinhou ainda que a nível regional, os dois ministros afirmaram o compromisso dos seus países engajar em prol do continente, saudando a liderança e o empenho da Sua Majestade o Rei Mohammed VI e do Presidente da República Umaru Sissoko Impalu, no sentido do desenvolvimento e prosperidade da África.

Reafirmando também o compromisso dos líderes dos dois países a trabalhar juntos em prol do desenvolvimento econômico do continente no contexto do período pós-Covid e da promoção da Área de Livre Comércio da África.

Os dois ministros prometem uma boa coordenação de suas ações e apoio mútuo em favor dos organismos regionais e internacionais, proporcionando as condições da paz e da segurança regional e internacional.

A Sra. Suzie Carla Barbosa, a este respeito, exprimiu o apoio incondicional da Guiné-Bissau em favor da candidatura de Marrocos ao cargo de Comissário da Comissão da União Africana nas áreas da educação, de ciência, de tecnologia e inovação.

Os dois ministros se entenderam também no sentido de orientar seus representantes permanentes em Nova York, Genebra e a União Africana para coordenar seu trabalho e decisões sobre questões de interesse comum. (a partir de 11 de maio de 2021)

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2022