الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
sexta-feira, 7 de outubro de 2022
 
 
 
Imprensa Audiovisual

Sr Bourita saúda o  apoio do Congo em relação aos esforços do Reino para chegar a uma solução política

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos no Estrangeiro, Sr. Nasser Bourita manteve, segunda-feira passada, discussões através da tecnologia de comunicação de vídeo com o Ministro da República do Congo dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação e dos congoleses no Estrangeiro, Sr. Jean-Claude Jacoso.


Os dois ministros manifestaram a  satisfação de cooperar ao nível das profundas relações de amizade e solidariedade entre os dois países, sob a liderança de Sua Majestade o Rei Mohammed VI e do seu irmão Sua Excelência o Presidente Denis Sassou Nguesso, recordando que estas relações bilaterais conheceram um novo impulso, após as duas visitas de amizade e de trabalho da Sua Majestade o Rei à República do Congo, fevereiro de 2006 e abril de 2018.

Tais duas visitas resultaram na assinatura de vários acordos em diferentes domínios (saúde, agricultura, pesca, energia, turismo, etc.), além  do lançamento das obras de construção de um terminal equipado para descarga no porto de pesca do Euro em Brazzaville.

No domínio da cooperação económica, os dois ministros referiram o importante papel do sector privado, no sentido da revitalização das relações de parceria entre os dois países, acordando, a este respeito, organizar um “fórum económico marroquino-congolês para apoiar um conselho empresarial capaz de fortalecer as trocas econômicas e comerciais entre o Marrocos e o Congo. ”

Os dois lados também saudaram o compromisso de solidariedade de Marrocos com o Congo, que foi demonstrado na provisão de uma doação real de equipamento médico preventivo contra a epidemia de Covid-19 em junho de 2020, e apoio à iniciativa regional do presidente congolês "O Fundo Azul para o Bacia do Congo ".

Os dois lados expressaram a sua satisfação do consenso total  em relação aos pontos de vista entre os dois países sobre várias questões regionais e internacionais de interesse comum, bem como as duas partes destacaram a prioridade e atenção que os dois países atribuem ao desenvolvimento de relações consultivas políticas, baseadas sobre o respeito e a defesa da soberania e unidade dos países africanos.

No que se refere à questão do Saara marroquino, o lado marroquino saudou a posição positiva do Congo face a esta questão,  materializada no seu apoio aos esforços do Reino de Marrocos para chegar a uma solução política negociada para este conflito regional, referindo que o Sr. Jean-Claude Jacoso tem reafirmado esta posição em favor do Marrocos. cuja iniciativa marroquina da autonomia, capaz de levar a uma solução definitiva desta questão sob os auspícios das Nações Unidas, conforme estipulado na Resolução 693 da Cimeira da União Africana, realizada em Nouakchott, julho de 2018.

Em relação à questão da Líbia, os dois ministros apreciaram os esforços envidados pela nova autoridade executiva, procurando chegar a um acordo político para a situação neste país, salientando a importância do papel da União Africana, desempenhada no sentido de procurar uma solução para a Líbia, através do comitê de alto nível, chefiado pelo presidente Denis Sassou, Nguesso.

Saudando também o envolvimento permanente de Marrocos no apoio às partes líbias para resolver a crise na Líbia, cuja implementação das nobres instruções e directivas de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, em prol do interesse deste país irmão, mantendo a estabilidade do Norte de África no seu conjunto, bem como a integração económica do Magrebe.

Os dois ministros sublinharam ainda a importância de reforçar a comunicação e coordenação nas várias plataformas multilaterais, sobretudo na União Africana e nas Nações Unidas, de forma a tornar as medidas diplomáticas tomadas a nível destes órgãos mais consentâneas, cujas posições oficiais adotadas pelo países em várias questões visam os interesses comuns.

As duas partes comprometeram-se, no mesmo espírito, a apoiar as candidaturas marroquina e congolesa, de forma coordenada e conjunta, ao nível das instâncias regionais e internacionais.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2022