الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
sexta-feira, 7 de outubro de 2022
 
 
 
Imprensa Audiovisual

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Cooperação Africana e dos Marroquinos no Estrangeiro, Nasser Bourita manteve, segunda-feira passada, conversações com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação da República da Guiné Equatorial, Sr. Simeon Uyuno Esuno Ange, no âmbito das importantes relações de amizade e de cooperação  entre Marrocos e a Guiné Equatorial.


De acordo com o comunicado do Ministério das Relações Exteriores e dos marroquinos residentes no exterior, os dois ministros saudaram, nesta ocasião, o nível de profundas relações de amizade e solidariedade entre os dois países, sob a liderança de Sua Majestade o Rei Mohammed VI e de seu irmão, Sua Excelência o Presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo.

 A mesma fonte acrescentou que as duas partes afirmaram também o consenso existente entre os dois países sobre os diversos assuntos regionais e internacionais de interesse comum, bem como manifestaram a vontade dos dirigentes dos dois países desenvolver as relações de parceria entre os dois países irmãos, através de um modelo de cooperação africana baseado nos valores de solidariedade, intercâmbio e compartilha de pontos de vistas.

 Em relação à questão do Saara, o Sr. Bourita saudou o apoio constante da Guiné Equatorial sobre o dossiê do Saara, cujo firme compromisso de apoiar os esforços que visam encontrar uma solução permanente para este conflito no âmbito da soberania marroquina, e sob os auspícios exclusivos de as Nações Unidas, de acordo com a Resolução 693 adotada pela cúpula da União Africana em Nouakchott, 2018.

 O Sr. Bourita também expressou a satisfação pelo compromisso da Guiné Equatorial em apoiar o trabalho de Marrocos no seio da União Africana, de forma coordenada e recíproca, visando as nomeações marroquino-guineenses equatoriais a nível dos organismos regionais e internacionais.

 A este respeito, o ministro expressou também o seu profundo agradecimento ao seu homólogo da Guiné Equatorial pelo apoio incondicional por parte da Guiné Equatorial, a titulo de várias nomeações marroquinas, ao cargo de membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas (2028-2029) e do Conselho de Direitos Humanos (2023-2025).), além do cargo de membro do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (2022-2025) e o cargo de Presidente do Comitê Internacional para o Serviço Público (2023-2026 )

 Depois de saudar a profundidade dos laços de amizade entre os dois países irmãos, o Sr. Simeon Uyuno Esuno-Ange expressou por outro lado o apoio do seu país à candidatura de Marrocos para o cargo de Comissário da Comissão da União Africana nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação.

Os dois ministros afirmaram também a atenção dispensada dos dirigentes dos dois países no sentido do desenvolvimento das relações de parceria económica entre os dois países irmãos no quadro de uma nova estratégia de parceria.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2022