الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
sexta-feira, 7 de outubro de 2022
 
 
 
Imprensa Audiovisual

A Zâmbia, no final da semana passada, através do seu Ministro das Relações Exteriores, Joseph Malangi, reiterou o seu apoio "firme e contínuo" em favor da integridade territorial do Marrocos.




De acordo com um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos marroquinos residentes no estrangeiro, considerando que Sr Malanji saudou, durante as discussões através da tecnologia de videocomunicação com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Africana e dos marroquinos residentes no estrangeiro, Nasser Bourita, que os esforços desenvolvidos pelo Marrocos visam a chegar a uma solução política da disputa regional em torno do Saara marroquino.

Al-Balagh acrescentou que essas discussões fazem parte dos esforços no quadro do fortalecimento dos laços de cooperação, amizade e fraternidade entre os dois países.

O Ministro da Zâmbia aproveitou a oportunidade para destacar a credibilidade e prioridade do plano de autonomia marroquino, capaz de levar a solução da questão do Saara, reiterando o total apoio da Zâmbia ao papel desempenhado pelas Nações Unidas como um quadro exclusivo e compatível, no sentido de alcançar um solução deste conflito regional.

Também o ministro reafirmou, a este respeito, o apoio do seu país à Resolução da UA n.º 693, adotada durante a 31ª Cimeira, realizada em julho de 2018,  apoiando oficialmente o processo internacional.

Por outro lado, segundo as notas do comunicado, os dois ministros lembraram os fatos históricos da visita de Sua Majestade o Rei Mohammed VI à Zâmbia, fevereiro de 2017, destacando que tal visita refletiu o forte desejo de estreitar as relações bilaterais e estabelecer fortes laços entre os líderes dos dois países, Sua Majestade o Rei Mohammed VI e Sua Excelência o Presidente Edgar Longo,  marcando o início de uma nova era das relações bilaterais.

Os dois ministros também concordaram em intensificar as consultas políticas sobre questões africanas e internacionais de interesse comum.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2022