الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
sexta-feira, 7 de outubro de 2022
 
 
 
Imprensa Audiovisual

O ministro togolês das Relações Exteriores, da Integração Africana e dos togoleses no Exterior, Robert Dossi reafirmou, segunda-feira passada, o firme compromisso de seu país para com a integridade territorial do Marrocos.


Durante as discussões através da tecnologia da comunicação visual com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos marroquinos residentes no estrangeiro, Sr. Nasser Bourita, no âmbito das relações de amizade e fraternidade entre o Reino de Marrocos e a República do Togo, traduzindo  o interesse dos dois países em estreitar as relações de cooperação entre eles, sublinhando o firme compromisso  e consistente deste país  para com a integridade territorial de Marrocos.

No comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos marroquinos residentes no estrangeiro, confirma-se que o Sr. Dossi renovou o seu apoio constante em favor de uma solução política negociada, compatível e duradoura, sob os auspícios exclusivos das Nações Unidas, considerando o projecto de autonomia para o províncias do sul de Marrocos, uma solução no quadro da soberania do Reino de Marrocos e da sua integridade nacional e territorial.

Nesta ocasião, o Sr. Bourita saudou a participação do Togo, na pessoa do Sr. Robert Douce, nesta Conferência Ministerial que apoia a Iniciativa da Autonomia sob a Soberania Marroquina, tal reunião através dos meios de comunicação a distância, 15 de janeiro de 2021, realizada a convite do Reino de Marrocos e dos Estados Unidos da América.

O ministro togolês indicou que este encontro é muito importante, destacando a plena soberania de Marrocos sobre a região do Saara.

Os dois ministros também entenderam-se sobre a necessidade de respeitar as normas e procedimentos dentro dos órgãos da UA, reafirmando a importância da Resolução 693 da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, julho de 2018,  consagrando a singularidade das Nações Unidas neste quadro para encontrar uma solução da disputa regional sobre o Saara marroquino.

O comunicado afirmou que os dois ministros saudaram as excelentes relações de amizade e solidariedade existentes entre os dois países irmãos, sublinhando o rol das relações entre os líderes dos dois países, Sua Majestade o Rei Mohammed VI e seu irmão Seu Excelentíssimo Senhor Voor Gnassingbe, Presidente da República do Togo, recordando, a este respeito, as suas conversas fraternas 2016, à margem da Reunião de Alto Nível COP22 e da Cimeira do Trabalho Africano.

Tal comunicado destacou, além disso, que o Sr. Douce saudou o anúncio do Sr. Bourita da abertura iminente da missão diplomática do Marrocos em Lomé, indicando que os dois ministros se comprometeram ainda a fazer tudo ao seu alcance para estreitar as relações entre eles, intensificando e diversificando a sua cooperação em todos os setores promissores, sobretudo no campo da formação.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2022