الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
25 de maio de 2024
 
 
 
Imprensa Audiovisual

O Ministro Bennini renova o apoio do seu país ao papel das Nações Unidas, como quadro exclusivo e consensual que visa a chegar a uma solução definitiva da questão do Saara marroquino.




O Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos marroquinos residentes no estrangeiro, Nasser Bourita manteve conversações, quinta-feira passada, através da tecnologia de vídeo, com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação da República do Benin, Aureline Agbenonsi, no âmbito do reforço contínuo das relações estratégicas marroquino-Benin.

 O comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos marroquinos residentes no estrangeiro considerou que os responsáveis ​​desenvolvem boas relações bilaterais entre Marrocos e Benin, à luz das altas directivas dos dirigentes dos dois países, Sua Majestade o Rei Mohammed VI e Sua Excelência o Presidente Patrice Talon, pretendendo  fortalecer a parceria estratégica para fazer das relações entre os dois países um modelo de cooperação africana, baseada nos valores da solidariedade, do intercâmbio e compartilha.

 A mesma fonte explicou que o Sr. Agbenonsi tem saudado, a este respeito, a visão de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, baseada sobre uma cooperação africana sólida e tangível, acrescentando que os dois ministros saudaram os resultados das eleições presidenciais ocorridas. no Benin, 11 de abril de 2021, num ambiente de calma e transparência, ao qual Winning President Talon, assume um mandato de cinco anos.

 As duas partes enfatizaram ainda a importância de desenvolver a cooperação econômica, conclamando as comunidades empresariais envolvidas a engajar-se e explorar ainda mais as oportunidades disponíveis entre os dois países, sobretudo no período pós-Covid.

 Assim, o Sr. Bourita e o Sr. Agbenonsi concordaram em fortalecer a parceria entre os dois países nas áreas de formacao, de investimento, de energias renováveis, de pesca, de produção de produtos marinhos, de turismo, de assuntos islâmicos, de proteção civil, de cooperação portuária, de transporte aeroportuário e justiça.

A este respeito, os dois ministros concordaram ainda para realizar na próxima sessão do Comité de Cooperação Marroquino-Beniniano em Cotonou, uma vez a situação sanitária mundial o permitir.

No que diz respeito à questão do Saara marroquino, o Ministro Al-Bennini renovou o apoio do seu país ao papel desempenhado das Nações Unidas no seu quadro exclusivo e consensual, com vista a chegar a uma solução definitiva  deste conflito regional, de acordo com o disposto na Resolução 693 aprovada pelos Chefes de Estado da União Africana.

Neste contexto, Rabat e Cotonou sublinharam o compromisso do reforço da comunicação e coordenação estratégica em vários fóruns multilaterais,  para com a União Africana e as Nações Unidas.

O comunicado concluiu que os dois ministros expressaram a  satisfação da convergência das  opiniões sobre várias questões regionais e internacionais de interesse comum, concordando em apoiar a candidatura de Marrocos e do Benin a nível dos organismos regionais e internacionais.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2024