الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
sexta-feira, 7 de outubro de 2022
 
 
 
Imprensa Audiovisual

O Ministro das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional do Malaui, Eisenhower Nadwa Saxon Macaca reiterou o apoio "firme e contínuo" de seu país à integridade territorial do Reino.




Durante uma videoconferência com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no estrangeiro, Nasser Bourita, o Sr. Makaka saudou os esforços de Marrocos que visam encontrar uma solução política deste conflito regional.

O comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no estrangeiro tem confirmado que o Ministro do Malawi saudou a credibilidade e a importância do plano marroquino de autonomia do Marrocos,  visando uma solução definitiva, reafirmando neste sentido o apoio da República do Malawi ao papel desempenhado das Nações Unidas, no quadro exclusivo e compatível. através de uma solução duradoura para este conflito regional, com base na Resolução da União Africana 693, aprovada durante a 31ª cimeira, julho de 2018,  apoiando oficialmente o processo das Nações Unidas neste sentido.

Durante as  conversações, no quadro da amizade e tratamentos entre Marrocos e Malawi, os Srs. Bourita e Macaka evidenciaram as sólidas e dinâmicas relações existentes entre os dois países, caracterizada com a firme determinação para dar um novo impulso a estas relações, diversificando os contatos de cooperação bilateral sob as altas diretrizes de Sua Majestade o Rei Mohammed VI e o seu irmão, Presidente Lazarus Chakwira. 

O ministério afirmou que tal reunião também constituiu uma oportunidade para rever as relações bilaterais em vários setores.

Os dois lados expressaram a sua satisfação com o ritmo de cooperação, mutuamente benéfico, concordando do potencial da cooperação mais profunda e ampla em muitas áreas, a exemplo da segurança, da agricultura, da energia renovável, da saúde, da educação, da formação vocacional, das minerais, da energia, bem como da cooperação descentralizada.

Os dois ministros  discutiram ainda as questões regionais e internacionais de interesse comum, saudando a convergência de pontos de vista sobre as questões levantadas. Eles concordaram em fortalecer as relações marroquino-malaias, servindo os interesses dos dois países e ajudando a promover a paz regional e continental, bem como a estabilidade e a prosperidade. 

Relativamente às questões de paz e segurança, os dois ministros expressaram a preocupação da continuação de muitos focos de tensão e ameaças terroristas,  continuando a ser as fontes mais importantes de instabilidade no continente africano. Reafirmando o seu compromisso de trabalhar em conjunto com outras partes interessadas, avançando na resolução de litígios em África, através do diálogo e em conformidade com o direito internacional.

Tanto Bourita como Macaka concordaram que a primeira sessão do comitê de cooperação conjunta, seja como um mecanismo principal da intensificação da cooperação  entre os dois países, de forma mais rápida possível entre as partes.

Os dois ministros sublinharam ainda a importância da abertura de duas embaixadas em Rabat e Lilongwe, respetivamente, no sentido de dinamizar as relações bilaterais.

Finalmente, o Sr. Macaka assegurou ao seu homólogo,  Sr. Bourita, o apoio inabalável do Malawi à candidatura do Marrocos para o cargo de Comissário para a Educação,  Ciência, Tecnologia e Inovação.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2022