الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
20 de abril de 2024
 
 
 
Imprensa Audiovisual

O Ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita confirmou a posição firme  de seu país e do princípio  a integridade territorial de Marrocos, bem como o apoio inabalável em relação ao Saara marroquino




Nasser Bourita, Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no estrangeiro, manteve, terça-feira passada, através da tecnologia da comunicação visual, conversações com Sua Alteza o Príncipe Faisal Bin Farhan bin Abdullah Al Saud, Ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino da Arábia Saudita.

O comunicado do ministério sublinhou que os dois ministros têm saudado, no início deste encontro visual, com orgulho as sólidas relações de parceria e de cooperação entre os dois países irmãos, graças ao alto patrocínio de Sua Majestade o Rei Mohammed VI e seu irmão, Custodiante das Duas Mesquitas Sagradas, o Rei Salman Bin Abdulaziz Al Saud, engajando seus esforços no sentido de fortalecer ainda mais essas relações e levá-las a níveis mais importantes.

A mesma fonte acrescentou que este contacto constituiu uma ocasião na qual o chanceler saudita afirmou a posição firme e de princípio de seu país sobre a integridade territorial de Marrocos, bem como o seu apoio contínuo ao Sahara marroquino, contra qualquer obstáculo contra a solução deste conflito regional artificial, com base  no plano marroquino sob a soberania e integridade territorial do Reino de Marrocos.

Por sua vez, o Sr. Bourita tratou da solidariedade absoluta do Reino de Marrocos por sua vez em relação a sua posição permanente e firme com seu irmão do Reino da Arábia Saudita, em defesa da estabilidade, da integridade territorial, da segurança e proteção dos cidadãos e residentes, tendo em vista uma iniciativa de paz para resolver a crise no Iêmen.

Depois de examinar a situação da cooperação bilateral e as formas de melhorá-la, os dois ministros concordaram que os responsáveis e dirigentes dos setores importantes ​​nos dois países se encontram para organizar reuniões conjuntas, com vista os trabalhos da próxima sessão do comitê conjunto.

Tais conversas envolveram uma série de questões árabes e regionais de interesse comum, os dois ministros concordaram em afirmar a adesão de seus países ao respeito à soberania e integridade territorial dos Estados, e a necessidade de defender soluções pacíficas, ligadas às questões árabes,  impedindo qualquer interferência estrangeira nos assuntos dos países árabes.

Sobre a questão palestina, os dois ministros expressaram a firme solidariedade dos dois países ao povo palestino na defesa de sua justa causa e seus direitos legítimos,  confirmando ainda a necessidade de não prejudicar a privacidade religiosa múltipla da cidade de Jerusalém, além da preservação de seu estatuto jurídico. Intensificando os esforços nos sentido de ultrapassar o impasse do processo da paz.  Apoiando uma nova dinâmica, capaz de manter as negociações entre os lados palestiniano e israelita, com vista à solução de dois Estados, de acordo com a comunidade internacional.

Nesse contexto, o Chanceler saudita saudou os esforços de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, Presidente do Comitê de Jerusalém, engajado na defesa da Cidade Santa e  apoio a seus habitantes, e do comitê de campo ligado à Agência do financiamento do Bayt Mal Al Quds .

Tal contato também constituiu uma ocasião para tratar de assuntos e fazer coordenação sobre outras questões regionais e árabes, sobretudo a situação no Iêmen e Líbia.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2024