الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
sexta-feira, 7 de outubro de 2022
 
 
 
Imprensa Audiovisual

O ministro saúda a posição do Estado do Catar em apoio à soberania do Marrocos sobre a integridade territorial do saara

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no estrangeiro, Sr. Nasser Bourita manteve as conversações, quarta-feira, através da tecnologia de comunicação visual, com o Vice-Primeiro-Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros do Estado do Qatar, Sheikh Mohammed bin Abdul Rahman Al Thani.


Tal comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos marroquinos residentes no estrangeiro considerou que os dois ministros reviram, durante este contacto, a trajectória das relações bilaterais entre os dois países irmãos em vários domínios, anotando o desenvolvimento tangível que conheceram, graças ao alto patrocínio dos líderes dos dois países, Sua Majestade o Rei Mohammed VI e seu irmão Sua Alteza Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani.

 Tal fonte de informacao acrescentou que os dois ministros concordaram para continuar seus esforços no sentido da oitava sessão do Alto Comité Conjunto em Doha, chefiado pelo Primeiro-Ministro do lado marroquino, o Primeiro-Ministro,  Ministro do Interior do lado do Catar, num breve tempo ume vez a situação da crise ligada  à pandemia do vírus da Corona estejam possível.

Nesta ocasião, o Sr Bourita reiterou também a posição do Estado do Catar em apoio à soberania de Marrocos sobre seu saara e  toda a integridade territorial, lembrando  do telefonema entre Sua Majestade o Rei Mohammed VI e Sua Alteza Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani,  16 de novembro de 2020, cuja Sua Alteza expressa o apoio do Estado irmão do Qatar às medidas tomadas pelo Reino para defender a sua segurança e soberania sobre suas terras .

Tal comunicado indicou que a reconciliação do Golfo constitui um dos eixos deste contacto, durante o qual o Sr. Bourita sublinhou que o Reino de Marrocos apoia os resultados da Cimeira Al-Ula e os passos  no horizonte do fortalecimento da unidade da região do Golfo.

Durante também este contato,  destacando os pontos de vista  trocados sobre uma série de questões árabes e regionais de interesse comum, entre os dois ministros, afirmando o compromisso de seus países para o diálogo, com vista a compreensão em prol das soluções pacíficas face aos problemas que conhecem esta região.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2022