الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
sexta-feira, 7 de outubro de 2022
 
 
 
Imprensa Audiovisual

O ministro saudou a postura íntegra e firme do Estado do Kuwait em apoio à causa da integridade territorial do reino do Marrocos sobre o Saara marroquino

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no estrangeiro, Sr. Nasser Bourita manteve conversações, quarta-feira, por meio da tecnologia de comunicação visual, com o Ministro dos Negócios Estrangeiros  de Estado dos Assuntos de Gabinete do Estado do Kuwait, Sheikh Dr Ahmed Nasser Al-Muhammad Al-Sabah.


Um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos marroquinos residentes no estrangeiro considerou que os dois ministros, durante esta conversa, manifestaram  a satisfação pelo distinto nível de cooperação e solidariedade existente entre os dois países, graças ao elevado patrocínio de Sua Majestade Rei Mohammed VI e de seu irmão Sua Alteza Sheikh Nawwaf Al-Ahmad Al-Jaber Al-Sabah, prontos para Continuar a desenvolver esses relacionamentos e levá-los a horizontes mais amplos.

Tal comunicado acrescentou que Sr Bourita felicitou o seu homólogo do Kuwait por sua nomeação pelo Emir do Estado do Kuwait, grau da primeira classe, culminando com seus esforços incansáveis ​​no trabalho da reconciliação do Golfo, além do reconhecimento dos esforços sinceros e construtivos de Marrocos para com o Estado irmão do Kuwait.

Os dois ministros trataram também da situação da cooperação bilateral e das formas de aprimorá-las,  concordando sobre a importância de fazer uma avaliação abrangente do estado das realizações na nona sessão do Comitê Conjunto Superior, realizada no Kuwait, 9 e 10 de abril. 2019, tendo em vista preparar  a sua décima sessão, a ser realizada este ano no Marrocos.

Os dois ministros referiram ainda, segundo o comunicado, a parceria estratégica existente entre o Reino de Marrocos e o Conselho de Cooperação para os Estados Árabes do Golfo,  sublinhando a importância de reforçar a parceria nos próximos meses.

Tal contacto, de acordo com a mesma fonte, constituiu uma ocasião para que o Sr. Bourita agradeceu a postura íntegra e firme do Estado do Kuwait no apoio à causa da integridade territorial do Marrocos sobre o Saara marroquino, cuja   soberania do Reino de Marrocos sobre todo o seu saara consistente.

O comunicado referiu também às questões árabes e regionais, especialmente aquelas relacionadas com Líbia, Iêmen, Líbano, bem como a palestina, os dois ministros expressaram os seus pontos de vista sobre tais assuntos, ressaltando as visões comuns compartilhadas entre os dois países em relação ao respeito da soberania de Estados e a unidade territorial e nacional, tal compromisso é ligado aos valores da cooperação, da solidariedade e  sinergia,  priorizando o diálogo da solução política dos desacordos, através da abordagem de mediação face aos conflitos e crises.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2022