الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
sexta-feira, 7 de outubro de 2022
 
 
 
Imprensa Audiovisual

O ministro francês da Europa e dos Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian saudou, quinta-feira passada, a qualidade da cooperação na segurança entre a França e o Marrocos, reafirmando a posição do seu país a favor do plano marroquino de autonomia para o Saara.


A porta-voz do ministério do exterior francês informou que o ministro francês da Europa e dos Negócios Estrangeiros manteve, quinta-feira, através da videoconferência, conversações com o seu homólogo marroquino, Nasser Bourita,  discutindo sobre as relações muito intensas entre a França e Marrocos, os desafios que enfrentam os dois países,  as implicações da crise de saúde e a coordenação entre os dois países para lidar com esta crise, bem como as questões da imigração.

A porta-voz do ministerio acrescentou, durante esta  entrevista à imprensa via online, que o diplomata francês saudou, nesta ocasião, "a qualidade da cooperação na segurança entre os  dois países,  considerada como uma oportunidade de realçar regularmente esta força no domínio do combate ao terrorismo".

Em relação a situação do Saara, a porta-voz do ministério do exterior francês afirmou: “O ministro invocou o apoio da França no sentido da busca de uma solução política justa e duradoura e aceitável para as partes, de acordo com as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, lembrando que, nesta perspectiva, a França considera o plano da autonomia marroquino como uma base séria, apropriada e Credível".

Acrescentando: "O ministro chamou para a nomeação urgente de um novo enviado pessoal para o Saara, junto ao Secretário-Geral das Nações Unidas".

No plano regional - acrescenta a mesma fonte - o chefe da diplomacia francesa saudou os recentes passos políticos dados na Líbia, reiterando o seu apoio ao processo das Nações Unidas, com vista à organização das eleições em 24 de dezembro 2021, e para o plano da segurança que todos os mercenários e combatentes estrangeiros abandonem.

Para com a região do Sahel, o Ministro francês da Europa e dos Negócios Estrangeiros saudou “a participação do Primeiro-Ministro marroquino, Sr. Saad Eddine El Othmani, durante a Conferência dos Chefes de Estado do Grupo dos Cinco Países do Sahel e na cimeira de N'Djamena, contando com a participação do Sr. Nasser Bourita na Conferência Ministerial da Aliança do Sahel. " lembrando também das iniciativas tomadas pela França neste sentido.

Por último - acrescentou a porta-voz - o ministro saudou “a nova dinâmica das relações existentes entre Marrocos e a União Europeia, reafirmando o papel estratégico de Marrocos como parceiro da União”.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2022