الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
sexta-feira, 7 de outubro de 2022
 
 
 
Imprensa Audiovisual

O Chefe do governo marroquino, Saad Eddin El Othmani confirmou, nesta quinta-feira, que assegurar a travessia da Guerguerat foi um bem-sucedido, deixando uma nova realidade diplomática e política, graças ao orgulho e ao consenso nacional, traduzido por todas as forças vivas, políticas e civis, dentro e fora do país. 


O Ministro da Educação Nacional, da Formação Profissional, do Ensino Superior e Pesquisa Científica, porta-voz oficial do governo, Sr. Al-Saeed Amzazi afirmou num comunicado, durante uma entrevista à imprensa após a reunião semanal do conselho governamental realizada a distância, que o Sr. Othmani mais uma vez tem saudado a operação que visa a assegurar a passagem de Guerguerat, sob a alta liderança da Sua Majestade o Rei Mohammed VI, com sabedoria, firmeza, ousadia e clarividência, cujos todos se mobilizaram, expressando as suas posições e entusiasmo para apoiar a diplomacia nacional, e todos os esforços empreendidos pelo Reino neste campo. 

Após a última reunião do Conselho de Governo, acrescentando a acompanhar os encorajamentos e apoios internacionais pelo processo de seguro não apenas pelo interesse a pátria, mas também em prol da paz, da estabilidade na região e da liberdade do comércio internacional, lembrando que a travessia de Guerguerat não só uma travessia marroquina, em essência, mas sim também uma travessia da Mauritânia, ligando o Marrocos à Mauritânia, além de ser  uma estrada internacional de norte ao sul. 

Salientando que tal assunto levou muitos dos amigos e irmãos de Marrocos, expressando claramente, através de declarações e de forma inédita, apoiando o passo de Marrocos, em prol da unidade territorial, nacional de Marrocos e do Saara marroquino, expressando a todos os amigos e irmãos o apoio, através de suas posições nesta fase, cujos alguns abrirem mais consulados nas províncias do sul do Reino. 

Dentre as delarações de consenso nacional, Al-Othmani esclareceu, na última sessão da Câmara dos Deputados sobre o consenso político dos representantes da nação, dos partidos, dos órgãos,  das organizações paralelas, da sociedade civil através  seus diferentes espectros, incluindo os pesquisadores, as universidades, os centros de estudos, etc., os quais não se recusaram a  expressar e a mobilizar-se por meio de declarações, seminários e manifestações entre outros, realizando periplo as províncias do sul para renovar a expressão de solidariedade e mobilização por trás de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, em defesa da unidade nacional e dos direitos marroquinos, visando a enfatizar a natureza segura da região, ao contrário do que os adversários propagam e veiculam. 

E depois de todos esses acontecimentos nacionais, regionais e internacionais a favor do reino de Marrocos, os oponentes derrotados e excluidos propagam desinformações, e acusações, além de notícias falsas e mentiras, com vídeos e fotos sem ligação com a região de Guerguerat, o Primeiro Ministro marroquino saudou a mídia nacional, oficial e popular, rede social, trabalhando no sentido de enfrentar essas mentiras e desvendando as alegações de oponentes em relação ás suas mentiras infundadas. 

O chefe do governo afirmou sobre "a declaração de Sua Majestade o Rei clara e real," o Saara permanecerá no seu Magrebe, uma vez que o Marrocos está no seu Saara e ficará até Deus herde a terra e seus habitantes. 

Traduzindo a " Noção", paralelamente dos desdobramentos da primeira questão nacional do Reino, pela qual o chefe do governo apoia os marroquinos, travando uma batalha contra a pandemia de Corona e suas repercussões, indicando que tal batalha se distingue, por um lado, a preparação séria e precisa do processo de vacinação no Reino, respondendo a chamada da Sua Majestade o Rei,  dando o lançamento deste processo, sob suas altas instruções, com sucesso, e conforme uma estratégia integrada da Sua Majestade, elaborada com o Ministério da Saúde e a participação de vários setores ministeriais. 

A este respeito, o Sr. Othmani garantiu a todos a vacina, escolhida pelo Reino, sendo uma vacina segura e eficaz, conforme os especialistas, da comissão científica marroquina e as autoridades competentes, expressando a sua confiança e esperança de que todos contribuam para o sucesso deste processo, num contexto de uma transformação qualitativa e forte face à pandemia, em todos os niveis. 

Por outro lado, o primeiro-ministro marroquino abordou paralelamente um plano capaz de dinamizar a economia nacional, lançado por Sua Majestade o Rei Mohammed VI, por meio de uma série de diretivas sublimes, que o governo fez questão de levar em consideração no projeto de Lei das Finanças 2021 e em outros projetos da lei em questão. 

Destacando ainda que a batalha pelo desenvolvimento e melhoria das condições de vida dos cidadãos nas regiões do sul, e em todas as regiões do Reino continua sendo um processo contínuo, conforme os setores governamentais e as partes interessadas, responsáveis, funcionários e elites locais, contribuindo no processo de desenvolvimento em geral, e contra as repercussões da pandemia de Corona em particular.

 O Sr. Othmani concluiu dizendo que o Marrocos está no centro de uma forte batalha, pelo bem da pátria e de seu futuro, com a qual o cidadão interage positivamente, e com isso "nos se orgulhamos e com a esperança no futuro, sob a liderança de Sua Majestade o Rei, que Deus o assiste." 

Noticias sobre o saara ocidental-Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2022