الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
quarta-feira, 22 de janeiro de 2020
 
 
 
Imprensa Audiovisual

Sr. Khalihenna: a situação da Separatista Haidar não provocou crise nas relações Marroco- Espanholas

Numa entrevista na televisão junto ao canal espanhol "Cuatro" (Cuatro), o  Sr. Khalihenna Ouald Errachid, Presidente do Conselho Real Consultivo para os Assuntos Saranianos descreveu a operação que Aminatou Haidar liderou no aeroporto de Lanzarote, nas Ilhas Canárias, caracterizada como uma "fraude", lembrando além disso, as solidas relações existentes entre  Marrocos e espanha.

 



O presidente do Conselho declarou durante a entrevista, realizada pelo canal  "Quatro" na  quarta-feira na margem  de um assunto especial  sobre " Haidar" considerando que a situação de Haidar não provocou a crise nas relações bilaterais entre Espanha e Marrocos, porque trata de um (caso passageiro".

O senhor  Khalihenna acredita que a situação de Haidar não sai de um truque ou engano político, procurando desviar a opinião pública ", acrescentando que ela quis enganar a opinião pública espanhol, enquanto ela fez com sua própria vontade tratando de situação lamentável que ninguém deseja ", com suporte da Frente do Polisário e da Argélia.

O presidente do Conselho disse que Aminatou Haidar pode recuperar sua cidadania marroquina e que é suficiente que ela mostre com clareza, que ia encontrar-se na cidade de Laayoune a partir da  amanhã."

Quanta á  posição da Espanha neste conflito sobre o Saara Ocidental, o Sr. Khalihenna frisou que espanha detem um " papel fundamental", porque ela mudou muito, desde " 2006, a sua posição, favoravelmente, em relação a uma evolução  positiva" da questão do Saara, especialmente após a criação do Conselho "e a apresentação do projeto de autonomia" no mesmo ano.

O presidente do Conselho tem dito que a Espanha está trabalhando para que o processo  de negociações possa levar a resolução do conflito através da aplicação desta solução óptimal na região.

O texto integral da entrevista sera publicada em breve.

Fonte: CORCAS
(Notícias de interesse para a questão do Sara Ocidental

 

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2020