الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
quinta-feira, 20 de janeiro de 2022
 
 
 
Imprensa Escrita

A Dinamarca, junto com a União Europeia, apoia uma solução baseada sobre o processo  das Nações Unidas e das negociações

O Ministro dos Negócios Estrangeiros dinamarquês, Jeppe Sebastian Kofod, sublinhou, quarta-feira passada, em Rabat, que a Dinamarca e Marrocos compartilham uma relação "forte e sólida" e continuamente consolidada  dos últimos 15 anos.


O Sr. Kofod declarou durante uma entrevista junto à imprensa, após as suas conversas com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no exterior, Sr. Nasser Bourita, cuja visita ao Reino visa estudar as formas de desenvolver ainda mais esta relação.

Em relação à questão do Saara marroquino, o Sr. Kofod afirmou que o seu país, juntamente com a União Europeia, apoiando uma solução baseada no processo e nas negociações das Nações Unidas, explicando que a Dinamarca sempre teve uma posição firme sobre o assunto e continua a chamar em prol de uma solução negociada no âmbito das Nações Unidas.

Por outro lado, o ministro dinamarquês disse estar impressionado com a gestão da epidemia de Covid-19 por Marrocos, explicando ter discutido este assunto com Bourita, bem como as formas e iniciativas capazes de alcançar uma recuperação económica sustentável.

Neste contexto, o Sr. Kofod mantém a disposição da Dinamarca no sentido do apoio ao Reino durante esta fase de recuperação sanitária, referindo-se neste contexto ao memorando de entendimento assinado  com o Fundo de População das Nações Unidas pelo Marrocos para melhorar o acesso de mulheres e meninas aos direitos básicos e serviços, garantindo o empoderamento social e econômico das famílias.

O responsável dinamarquês demonstrou um interesse durante esta reunião, em relação à questão da energia verde, cujo “Marrocos ocupa posições avançadas devido ao seu enorme potencial”, sublinhando que os dois países mantêm uma excelente cooperação no setor  da energia.

Em relação à luta contra o terrorismo, o Sr. Kovod considerou o Reino como um "parceiro importante na luta contra o extremismo", referindo-se a este respeito à sua participação na reunião ministerial da coalizão internacional realizada em Roma, contra o grupo ISIS.

O diplomata dinamarquês também saudou a co-presidência do Reino no Fórum Global Contra o Terrorismo.

“Também tratamos sobre a imigração e a importância do trabalho junto nesta questão,  uma vez que o Marrocos ocupa um lugar importante ”, sublinhou Kofud, destacando a disposição da Dinamarca em apoiar o Reino na luta contra a imigração clandestina. Saudando também  ao Reino por seus esforços neste nível.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2022