الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
quinta-feira, 9 de abril de 2020
 
 
 
Imprensa Escrita

A proposta de autonomia é a única solução para resolver a disputa em torno  do Saara marroauino, sublinhou o site de notícias do Mali nesta quinta-feira.

"as estratégias enganosas da Polisario e outras tentativas frívolas de minar o processo aprovado pela ONU não alteraram nada, já que a proposta de autonomia do Marrocos para as províncias do sul respeita a integridade territorial e a soberania nacional do Reino de Marrocos, considerada a única solução para o conflito criado pelos responsáveis argelinos, em torno do Saara marroquino. ” sublinhou o editor.



Ele acrescentou que Sua Majestade o Rei Mohammed VI declarou em seu discurso pelo dia do trono, 29 de julho de 2019, que "o único caminho para o acordo será no quadro da soberania marroquina global e, dentro do plano da iniciativa de autonomia".

"Esta posição firme de Sua Majestade, endossada pela comunidade internacional como um todo, contrariado pelos gestos infantis dos adversários de Marrocos, os quais cada vez mais isolados na arena internacional", acrescentou ele.

A mesma fonte anotou ainda que "o exemplo mais recente veio do Senado Federal brasileiro, 3 de setembro de 2019, adotando uma petição que visa a apoiar a iniciativa de autonomia marroquina para suas províncias do Saara, respeitando a integridade territorial e a soberania nacional do Reino de Marrocos".

O site afirma que "o apoio do Brasil à proposta marroquina de autonomia se alinha as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e a posição da comunidade internacional, visando a buscar uma solução política realista e consensual para esse conflito regional".

Tal petição, que também apreciou os "valores comuns de tolerância, de pluralismo e de diversidade" une o Marrocos e o Brasil, considerada a primeira do gênero a ser adotada pelo Senado brasileiro. O próprio documento culminou através de um longo processo no qual o Brasil expressou seu apoio e renovou, nos níveis executivo e legislativo, um suporte claro e forte para uma solução política contro o conflito fabricado em torno do Saara marroquino, sob o qual o plano de autonomia apresenta uma estrutura apropriada para alcançar esse objetivo desejado.

Notícias sobre o saara ocidental/Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2020