الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
terça-feira, 14 de julho de 2020
 
 
 
Debates Televisivos

O presidente do Conselho Real consultivo dos Negócios sarianos (CORCAS) teve no 28 de Abril à Smara um encontro com diversas potencialidades da cidade, consagrada nomeadamente ao exame diversas questoes  de carácter socioeconómico.



O Presidente indicou nesta ocasião que este encontro coincideu de um modo com o programa da primeira volta dos membros do CORCAS das províncias do Sul, ele tem por objectivo explicar às populações locais as missões e os objectivos do Conselho.

Esta iniciativa visa também favorecer a troca sobre as questoes do desenvolvimento económico e social da região, e ser atento aos habitantes e conhecê-los muito de perto para atender a suas preocupações.

Após ter sublinhado que a visita histórica da SM o Rei Mohammed VI nas províncias do Sul, em Março passado, permitiu abrir uma nova página, através nomeadamente da abertura do CORCAS, o Sr. Khalihenna Ould Errachid foi indicado gracias a visão Real. Este gesto  inscreve- no direito de dar ao processo do sara um sentido real permitindo a reconciliação entre o Saraniano e a administração e entre eles mesmos.

Tratou sobre as reformas realizadas pelo Reino em diversos domínios e os esforços de desenvolvimento realizados para a promoção das províncias do Sul. Para o presidente do CORCAS, o projecto de autonomia das províncias do Sul refere-se a todos os Sahraouis, incluindo os de Tindouf, tendo a garantir o desenvolvimento económico e social da região, no âmbito da soberania marroquina e da integridade territorial nacional.

Neste sentido, o Presidente assegurou que a opção da uniào  demora a única escolha para todos os Sahraouis, uma escolha consagrada em  qualquer tempo pelos filhos da região cujos vários se encontraram mortos em prol de defender a pátria diante do exército de liberação.

O presidente do CORCAS acrescentou que os direitos políticos e económicos do Sahraouis são mais assegurados que nunca, notando apenas "o separatismo, desprovidos de raizes históricas propagam um malogro total".

Assim convidando todos os cidadãos a aderir a esta iniciativa e a trabalhar de concerto para pôr um termo a este conflito artificial o mais depressa possível.

Durante este encontro que foi tido em presença nomeadamente do wali da região Guelmim-Smara e governador da província de Guelmim, o Sr. Ahmed Himdi, do governador da província de Smara, o Sr. Me hamed Lemtouni, de uma delegação de membros do CORCAS, dos deputados, dos Chioukhs e dos representantes da sociedade civil, vários intervenientes sublinharam a importância da comunicação e da concertação em redor das perguntas da região, de maneira regular e constante.

Também evocaram uma série de perguntas que têm a ver com o desenvolvimento económico e social na província de Smara, sublinhando a sua disposição a colaborar com o CORCAS.

No mesmo âmbito, o Presidente encontrou jovens da província com objetivo de examinar questões relativas ao desenvolvimento humano, incluindo a promoção das condições da mulher, o emprego e o habitat.

Fonte: MAP

Actualidade relativa à questào do sara ocidental/Corcas

 

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2020