الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
12 de junho de 2024
 
 
 
Dossiers

Chamou o Sr Khalihenna Ouald Errachid, presidente do conselho real consultivo dos assuntos saranianos, segunda feira tarde, as catergorias competentes e politicas da sociedade civil da Andalucia para apoiar e suportar a iniciativa do governo marroquino ligada ao projeto de autonomia para as provincias do sul " um prposta e/ou projeto que corresponde as expectativas dos saranianos"  tem dito isso diante da conversa com os parlamentares da Andalucia.

Para ver as actividades do conselho real nas provincias da Andalucia clique no video a seguir:



Dossiê relativo à visita de Presidente do Governo autónoma da Catalunha para Marrocos
22-04-2008          
 

A visita do Sr. José Montilla, Presidente do governo de autonomia de Catalunha ao Marrcos quando da Na sua recepçào pelo Sr. Khalihenna Oueld Errachid, o Presidente do Conselho Real Consultivo para os assuntos  Sarianos, todo aquelo suscitou muitos comentários e tendo uma importante cobertura por parte da imprensa e dos meios de comunicação social catalães em particular e espanhóis em geral.

 

No que segue alguns extractos dos artigos e dos comentarios a mais significativos deste acontecimento:

 

Agência Europapress Carod

acompanhará Montilla quando da sua reunião com o responsável marroquino varias personalidades tal como o Vice-Presidente do governo catalão e do presidente de ERC, Josep Luís Carod-Rovira, acompanhará o presidente também da Generalitat, José Montilla, sendo ele o embaixador espanhol no Marrocos, o chefe tem planejado a sua reunião de hoje com o presidente do Conselho Real Consultivo dos Negócios Sarianos (CORCAS), Khalihenna Ould Errachid.

A reunião teve lugar, antes o Montilla declarou a imprensa marroquina que o plano de autonomia do Marrocos para o Sara ocidental é "um adiantamento substancial e um bom ponto de partida".

Durante um almoço de imprensa aquando da sua visita institucional a Casablanca, tem sido acompanhado pelo Vice-Presidente catalão que se tem juntado hoje com a delegação catalão e do conselheiro junto  "a Inovação, a Universidades e Empresa", Josep Huguet (ERC), Montilla tem acrescentado neste ambito que "no fim são os povos que decidem".

Montilla declarou que o responsável marroquino para o conflito do Sara tivesse pedido audiência para explicar-lhe em detalhe o plano do Marrocos para o Sara Ocidental.

O plano propõe um estatuto firme e definitivo de autonomia para esta região e com o qual Carod não é de acordo, dado que defende desde anos, a independência do Sara Ocidental, uma causa que apoiou larga e publicamente como líder de ERC.

Agência EFE

Montilla diz que é um orgulho que o Marrocos tome a Catalunha como exemplo para o Sara

O presidente catalão, José Montilla, qualificou de "orgulho" que o governo do Marrocos lhe interessa a autonomia da Catalunha, nordeste espanhol, como referência para o Sara Ocidental.

Montilla reuniu-se esta tarde com o ministro dos Negócios Externos do Marrocos, Taieb El Fassi Fihri, e com o presidente do Conselho Real consultivo para os Negócios do Sara, Khalihenna Ould Errachid, acompanhado do embaixador espanhol, brilha Planas, do Vice-Presidente catalão, Josep Lluís Carod-Rovira, e do secretário aos Negócios Externos da Generalitat, Roser Clavell.

Antes de estar nas reuniões, Montilla qualificou de "ponto de partida", a proposta marroquina de autonomia para o Sara e disse aos jornalistas que em tudo caso, "e em fim são os povos que decidem".

Após a entrevista com o ministro dos negócios estrangeiros, Montilla explicou que "a solução dos conflitos que podem ter lugar na zona, continuará sendo positiva para o conjunto dos países".

"creio que todas as iniciativas que permitem avançar para uma solução dos conflitos são iniciativas a verem", sublinhei Montilla.

Por seu lado, o ministro dos Negócios Externos do Marrocos manifestou o desejo do seu governo de reforçar as relações "sociais, culturais e económicas com a Catalunha", e agradeceu para os "esforços da Catalunha" para aproximar as posições da UE e o Magrebe.

Montilla manifestou uma atitude de abertura às propostas do Marrocos sobre o conflito do Sara Ocidental.

Periodico de catalunya

O "presidente" declarou-se "confiar" pelo facto que Rabat faça referência de  Catalunha

Montilla negou ser utilizado pelo Marrocos na procura do apoio muito simbólico do Governo catalão no plano do Sara.

"como presidente da Generalitat - tem dito senter-se confiante que as autoridades do Marrocos tomam como referência a Catalunha".

INSPIRAÇÃO ESPANHOLA

 O Presidente do conselho Real dos negócios sahraouies expôs em detalhe o plano marroquino para o Sara frente de Montilla e Carod.

A proposta inspirada do sistema autónomo espanhol prevê: medidas de descentralização e transferência de competências, algo de inédito pelo Marrocos.

Mas proibe qualquer negociação sobre a soberania do Sara.

El Mundo

O Marrocos espera encontrar na autonomia catalão a solução do conflito do Sara

O Marrocos tenta encontrar na Espanha autonomias para a solução face ao conflito desencadeado desde 30 anos no Sara Ocidental.

O rei Mohammed VI espera que a Frente do Polisario aceita um nível de autonomia semelhante a aquele existente a Catalunha ou ao País Basco como uma terceira via, que afasta qualquer coisa que não esteja sobre a mesa da negociação que é: a soberania marroquina sobre o território.

A dinastia alaouíte aproveitará da visita do presidente da Generalitat, José Montilla, para interessar-se ao modelo catalão.

De facto, Montilla reunir-se-á hoje com o principal conslheiro do Rei marroquino para os negócios do Sara e o presidente o Corcas, Khalihenna Ould Errachid.

O encontro, que não estava previsto no programa oficial da viagem do presidente catalão, terá lugar a pedido do Marrocos.

Montilla já tem-se mostrado, ele mesmo partidário da autonomia que o Rei Mohammed VI ofereceu para o Sara Ocidental numa entrevista ao jornal marroquino a "Le Matin".

Na linha do apoio do governo espanhol ao projecto, expresso pelo presidente José brilha Rodriguez Zapatero, o chefe do Executivo catalão avaliou o Estatuto de autonomia como um "bom ponto de partida" para a resolução do conflito.

Montilla cumprimentou os esforços feitos pelo "processo de abertura" do Marrocos.

Além disso, ele declarou que a proposta do soberano de dotar o Sara de um estatuto de autonomia no âmbito da legalidade internacional - protegido pelas Nações Unidas - é um "progresso substancial", "como ponto de partida", o que constitui também um passo para além da postura oficial espanhola, que avalia-o como sendo um passo que é necessário tomar em consideração.

O presidente do Conselho real consultivo de Processos Sahraouies, Khalihenna Ould Errachid, terá uma entrevista esta tarde com Montilla.

Fonte: Corcas –

Actualidade relativa à pergunta do Sara ocidental/Corcas

 

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2024