الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
quinta-feira, 13 de agosto de 2020
 
 
 
Dossiers

(MAP) 25/04/2007-  O secretário geral do Conselho Real Consultivo dos Negócios Sarianos (CORCAS), o Sr. Maouelainin Maouelainin Ben Khalihenna teve, terça-feira em Bruxelas, entrevistas com elevados responsáveis belgas.



O secretário geral do CORCAS encontrou o conselheiro diplomático um Primeiro ministro belga, o Sr. Verhofstadt e o director associado do gabinete do ministro dos Negócios estrangeiros, o Sr. Karel de Gucht, que era acompanhado do director para o Oriente Médio e a Norte da África e responsáveis da Direcção das Nações Unidas.

Aquando destes encontros, o Sr. Maouelainin apresentou aos seus interlocutores a missão do CORCAS, as suas atribuições, as suas contribuições em termos de desenvolvimento iniciadas por ordem da SM o Rei nas províncias do Sul, bem como o seu papel na elaboraçào da proposta marroquina para autonomia nas províncias do Sul.

Destacou a dinâmica criada pela proposta marroquina apresentada recentemente às Nações Unidas, sublinhando que esta iniciativa, que satisfaz largamente as populações sahraouies é o único meio para regular definitivamente o problema do Sara.

As entrevistas em Bruxelas do Sr. Maouelainin foram igualmente a occasiào de destacar a obra de desenvolvimento iniciadas nas províncias do Sul sob a condução iluminada SM o Rei Mohammed VI e o clima de liberdade, serinidade e a quiétude que envolva.

Evocou igualmente a posição da Algéria e a necessidade para este país vizinho de ajudar numa solução definitiva deste conflito adoptando uma atitude positiva ou de neutralidade.

Numa declaração ao MAP, na margem destes encontros, o secretário geral do CORCAS afirmou que os responsáveis belgas seguiram com grande interesse na exposiçào da delegação marroquina e expressando a sua disposição a ajudar à uma solução definitiva em prol do Sara.

Indicou que os seus interlocutores acolheram favoravelmente a proposta  marroquina para a negociação de um estatuto para a região do Sara, exprimindo a disposição da Bélgica, membro permanente do conselho de segurança desde Janeiro passado, visando desempenhar um papel positivo na resolução deste problema.

fonte: MAP

Actualidade relativa à questào do sara ocidental/Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2020