الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
quinta-feira, 17 de outubro de 2019
O Presidente

Khalihenna OULD ERRACHID

Khalihenna Ould Errachid nasceu na cidade de Laâyoune, em Novembro de 1951, altura em que o território do Sara estava ainda sob a ocupação espanhola e a resistência nacional militava contra o colonialismo franco-espanhol no resto das regiões do Reino.

Prosseguiu os seus estudos superiores em Madrid antes que Marrocos tenha lançado a gloriosa “Marcha Verde" em Novembro de 1975, a qual terá conduzido à retrocessão das províncias sarianas.

Khalihenna Ould Errachid foi um dos colaboradores próximos do defunto  SM o Rei Hassan II nos preparativos estratégicos, políticos, diplomáticos e de segurança desta marcha.

Logo após este acontecimento, foi incumbido pelo soberano de defender junto das Nações Unidas a ratificação do Acordo de Madrid (Novembro de 1975).

Fundador do Partido da União nacional saraui, conhecido sob a sigla do PUNS, em 1974-75, Khalihenna Ould Errachid foi um dos primeiros notáveis do Sara a ter vir prestar fidelidade ao defunto Rei Hassan II, tendo regressado ao país em Dezembro de 1975.

Um ano depois, participou activamente na instalação da Administração nacional nos territórios liberados.

Durante o período de 1977 a 1995, por nomeação do soberano, assumiu funções de  Ministro dos Assuntos Sarianos, nos diferentes governos que Marrocos conheceu.

Em 1977, foi eleito deputado de Laâyoune e tornou-se  membro do Comité e da Mesa da união nacional dos trabalhadores independentes (RNI) o qual deixou no início do ano 1981 para participar na criação do Partido nacional democrata (PND).

Desde 1983, assumiu igualmente a função do presidente do Conselho Municipal de Laâyoune. Tendo também conduzido várias missões diplomáticas reais junto das Nações Unidas, da Organização dos Países não Alinhados e da Organização da Unidade Africana.

No ano 2000, foi designado por S.M o Rei Mohammed VI para participar nas negociações conduzidas pelo James Baker em Londres e Berlim. No dia 25 de Março de 2006, foi nomeado pelo soberano Presidente do Conselho Real Consultivo para os Assuntos Sarianos (CORCAS).

Biografia: Première déclaration du Président du Corcas après sa nomination

 

 

 

 

  
  Copyright © CORCAS 2019