الـعـربية Español Français English Deutsch Русский Português Italiano
sexta-feira, 7 de outubro de 2022
 
 
 
As Sessões

O Conselho Real Consultivo para os Assuntos Sarianos (CORCAS) encerrou, sexta-feira à noite em Laâyoune, os trabalhos da sua Sessão extraordinária, celebrada em conformidade com as altas instruções de SM o Rei Mohammed VI.



Aquando desta sessão, o Conselho examinou as últimas evoluções relativas à questão da integridade territorial do Reino, tendo em conta as negociações directas entre as partes em causa realizadas nos dias 18 e 19 de Junho em Manhasset, nos Estados Unidos.

No final desta sessão, o Secretário-Geral do CORCAS, o Sr. Maouelainin Maouelainin Ben Khalihenna, fez a leitura de uma mensagem de fidelidade e de lealdade dirigida a SM o Rei Mohammed VI, pelo presidente do CORCAS, em seu nome e em nome de todos os membros do Conselho.

Numa declaração à imprensa no fim desta reunião, o Presidente do CORCAS afirmou que esta sessão extraordinária, que  foi celebrada segundo instruções de SM o Rei Mohammed VI para examinar as últimas evoluções da questão na sequência da primeira ronda de negociações nos subúrbios de Nova Iorque para o regulamento definitivo desta questão, foi uma oportunidade para expor os detalhes e o modo como decorreram estas negociações.

"Os debates entre os membros do Conselho foram construtivos e desenrolaram-se num clima de patriotismo", acrescentou o Sr. Khalihenna Ould Errachid, afirmando que os membros do Conselho exprimiram o "seu apoio à maneira como estas negociações se realizaram e à posição da delegação marroquina sobre as mesmas”.

Os membros do CORCAS, prosseguiu ele, "exprimiram o seu apoio às posições e às iniciativas de SM o Rei para chegar a uma solução definitiva", acrescentando que esta solução só poderá concretizar-se  através da aplicação da Iniciativa de autonomia "como solução definitiva, justa e global, aceite por todas as partes e considerada pelo Direito internacional como uma verdadeira forma de autodeterminação".

"Queremos dizer aos nossos irmãos da Frente Polisário que eles têm que estar conscientes  que a questão do Sara exige muito realismo e  muitos compromissos para que se chegue a uma solução que satisfaça todas as partes e que isto é, além disso, uma forma de autodeterminação", prosseguiu o Presidente.

"Faco-lhes um apelo, como já o fiz em Nova Iorque, para que reconheçam que a resolução das questões políticas obedece ao compromisso e ao consenso", acrescentou o Sr Khalihenna Ould Errachid.

Os trabalhos desta sessão iniciaram-se na sexta-feira ao fim de tarde no Palácio dos Congressos em Laâyoune, na presença dos Srs. Chakib Benmoussa, Ministro do Interior, e Fouad Ali El Himma, o Ministro Delegado do interior.

Fonte: MAP
Noticias-sobre-saara-ocidental-Corcas

 

 Este site não será responsável pelo funcionamento e conteúdo de links externos !
  Copyright © CORCAS 2022